PROJETO_BANDINHA RÍTMICA

2528 palavras 11 páginas
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA ESCOLA - Banda rítmica e outras atividades É preciso que as brincadeiras musicais na escola se constituam em experiências vivas, agradáveis e enriquecedoras. Tanto o som quanto o ritmo podem despertar e refinar a sensibilidade da criança, provocar nelas reações de cordialidade e entusiasmo, prender a sua atenção e estimular a sua vontade, auxiliando a consolidar a ação educativa.
Como instância do processo de socialização, a escola visa incentivar o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivos, linguísticos, psicomotores e sócio-afetivos, ao mesmo tempo em que garante a aquisição de novos conhecimentos.
Por seu poder criador e liberador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado nas Escolas. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser. A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Este fato ainda amplia de dimensão se considerarmos a sua utilização psicoterapêutica.

RITMO
O ritmo está na raiz dos seres vivos e dos humanos em particular. Está presente na atividade respiratória, circulatória, glandular; no ciclo do dia e da noite, semanas e meses, anos, estações; no movimento dos astros e da terra, entre outros. Enfim, em tudo o que nos rodeia há ritmo, desde os movimentos das folhas que caem até os edifícios que surgem.
As experiências rítmicas auxiliam o desenvolvimento físico e psíquico da criança: liberam os seus impulsos, facilitando a auto expressão e a criatividade. Através dessas atividades, os impulsos naturais, sociais e psíquicos da criança se exteriorizam em forma de trabalho ordenado. O trabalho rítmico penetra no consciente e no subconsciente da criança, favorecendo o equilíbrio interior.
Entre as canções preferidas pelas crianças, destacam-se aquelas que têm ritmo simples e insistente, convidando-as

Relacionados