Projeto autosede

805 palavras 4 páginas
1 INTRODUÇÃO

Segurança do trabalho um assunto muito importante nos dias de hoje, é o conjunto de medidas técnicas e educacionais, empregadas para prevenir acidentes, tanto eliminando condições inseguras do meio de trabalho, como instruindo ou convencionando pessoas na implantação de práticas preventivas. Priorizando a questão da segurança do trabalho, foram avaliados os equipamentos da marcenaria da nossa escola, e percebeu-se a necessidade de se implantar uma melhoria na questão de sua segurança, uma vez que o sistema já existente não é tão eficiente. Visto que a desempenadeira é uma máquina bastante utilizada na marcenaria, há confiabilidade quanto à segurança durante a sua operação?
Sim, desde que os operadores estejam treinados e conscientes dos riscos. Sendo assim, a forma mais eficiente de se evitar o risco de um acidente ao se operar uma desempenadeira, é se criar um entrave que possibilite maior segurança para o trabalhador. Esse projeto compreende a criação de um sistema de segurança, contendo uma régua oposta à existente, com um sistema de bolsa de ar, para diminuir o atrito entre a régua e a peça que será desempenada. Um sistema pneumático para a movimentação da régua, também irá funcionar no sistema da bolsa de ar, além de uma proteção confeccionada em plástico, que será acoplada à régua e terá a função de tampar o rolo com as facas, no momento em que ela estiver em funcionamento, para que não haja a possibilidade do operador colocar a mão e ocasionar um acidente.

2 JUSTIFICATIVA

Este processo foi executado para a melhoria da segurança no momento em que a máquina estiver sendo operada. Após elaborar algumas pesquisas foi constatado que esse era o projeto mais viável. Pois, após uma análise na marcenaria da nossa escola, foi constatada uma deficiência no sistema de segurança da desempenadeira, como isso pode causar algum tipo de acidente, o grupo optou por realizar um projeto para que essa

Relacionados