projeto Atendimento educacional especializado

Páginas: 5 (1206 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

PROJETO PARA ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
INTRODUÇÃO
Na perspectiva da Educação Inclusiva, a Educação Especial integra a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento educacional especializado. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, a Educação Especial é a modalidade de educação escolar oferecidapreferencialmente na rede regular de ensino, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Segundo a Convenção sobre os direitos das Pessoas com deficiências  da Organização das Nações Unidas (ONU/2006), ratificada no Brasil com status de emenda constitucional e promulgada por meio do Decreto nº 6.949/2009, de 25 de agosto de 2009, "pessoas comdeficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas".

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), definido pelo Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, é gratuito aosestudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, e deve ser oferecido de forma transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. De acordo com o decreto, o Atendimento Educacional Especializado compreende um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos, organizados institucional econtinuamente, prestados de forma complementar à formação de estudantes com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento; e suplementar à formação de estudantes com altas habilidades/superdotação.

Já o Decreto no. 7.611 de 17 de novembro de 2011, declara em seu Artigo 1º. que há necessidade de:
I - garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e combase na igualdade de oportunidades;
II - aprendizado ao longo de toda a vida;
III - não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência;
IV – (...)
V - oferta de apoio necessário, no âmbito do sistema educacional geral, com vistas a facilitar sua efetiva educação;
VI - adoção de medidas de apoio individualizadas e efetivas, em ambientes que maximizem o desenvolvimentoacadêmico e social, de acordo com a meta de inclusão plena;
VII - oferta de educação especial preferencialmente na rede regular de ensino;

JUSTIFICATIVA
O presente projeto justifica-se, partindo do entendimento de ações de acompanhamento e atendimento aos alunos portadores de necessidades educacionais especiais, matriculados nesta escola como integradas às ações educativas e inseridas na construçãocurricular com o compromisso de reverter o quadro de exclusão escolar ocasionado pelas limitações físicas, sensoriais e intelectuais dos alunos e das precárias oportunidades de assessoramento das respectivas famílias.
As ações compreendem o trabalho contínuo e articulado do atendimento especializado em questão com os demais professores, nos momentos de planejamento, estudo, análise e elaboraçãode propostas de intervenção pedagógica, mediadas pela Coordenação Pedagógica.

OBJETIVOS
Favorecer a participação dos alunos no processo de desenvolvimento das habilidades de motricidade, percepção, memória, linguagem, aritmética e conceitualização, por meio de intervenções pedagógicas que auxiliem na construção das competências de leitura, escrita e raciocínio lógico matemático.
Intervir nasdificuldades apresentadas pelos alunos, tais como dilalia, dislexia, discalculia, disortográfica e outras que se apresentarem.
AÇÕES
Elaborar, desenvolver e registrar  todas as etapas do projeto “Atendimento Educacional Especializado”, junto aos Professores e Familiares, em diferentes momentos da ação educativa, considerando os interesses e as necessidades de aprendizagem dos alunos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atendimento Educacional Especializado
  • Atendimento educacional especializado
  • 1 O Atendimento Educacional Especializado
  • Atendimento educacional especializado aee
  • Atendimento educacional especializado
  • Atendimento educacional especializado
  • Organização do Atendimento Educacional Especializado
  • ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!