Projeto Ação Pedagógica Bullying

Páginas: 9 (2123 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
BULLYING, SAI FORA!





.







Justificativa:

O projeto inicia-se a partir da análise do modo como as crianças percebem e interpretam o Bullying e a necessidade de orientar a respeito do problema. É de grande importância o estímulo à pesquisa, diálogo e à troca de informações, finalizando com o desenvolvimento da capacidade de reflexão.
O bullying, deve ser tratado comseriedade, é uma atitude grave que acontece em qualquer lugar, mas na maioria das vezes eles são mais frequentes nos ambientes escolares. Em vários casos as vítimas deste ato covarde demoram meses e até anos para se recuperarem, muitas delas nem se recuperam, é exatamente por isso a importância deste assunto ser abordado na escola. A comunidade, os professores, os pais devem estar atentos e terconsciência do que é o bullying, como tratar e como prevenir que ele aconteça na vida dos alunos.

A escola madura toma decisões coletivas. Toda a comunidade escolar deve ter consciência do que é o bullying, o que causa, como identificar e principalmente como criar um clima de solidariedade em que o bullying seja extinto. Uma escola só vence o bullying quando os pais, professores, funcionários,comunidade e alunos aprendem sobre causas e consequências do bullying.
Os professores precisam receber treinamento para identificar o bullying, para saber como abordar a vítima, como abordar os agressores, como criar um ambiente de inclusão e principalmente como criar vínculos significativos com as crianças para que esse tipo de situação não ocorra. Professores mal preparados podem piorar asituação e acabar traumatizando os envolvidos.








Situação-problema

O Bullying refere-se a uma forma de violência de caráter verbal ou físico, virtual, psicológico ou moral. Seu objetivo é causar dor emocional. Suas principais características são: a crueldade, a invenção de apelidos, a discriminação, a hostilidade e a difamação. Pode estar presente em diversos ambientes: no trabalho,na comunidade, no ambiente virtual e na escola.





Público-alvo

O projeto bullying visa trabalhar com crianças do 5°ano do ensino fundamental, é um projeto que possibilita ser trabalhado durante todo o ano letivo.


Objetivos

O primeiro passo é promover o conhecimento sobre o que é o bullying e os danos causados pelo mesmo (dor física e/ou moral);
Estimular debates,principalmente as pessoas envolvidas;
Refletir sobre diversidade cultural;
O segundo passo visa a aprendizagem conceituando o Bullying e suas diversas modalidades;
Conscientizar as consequências da prática do Bullying;
Estimular o respeito entre as pessoas independente de suas diferenças.
Ensinar a vítima à resolver seus problemas ou a situação de bullying, fazendo com que a mesma saiba seposicionar.
O objetivo do projeto ser implantado na escola vai ajudar a esclarecer a diferença das brincadeiras e do bullying no ambiente pedagógico.



Embasamento teórico

Infelizmente o bullying está presente na vida de jovens, crianças e até mesmo de adultos.
Antigamente o bullying era detectado como uma brincadeira de mal gosto por parte tanto dos agressores como das vítimas. Só depois demuitos anos, que constataram que essas “brincadeiras” não eram tão inofensivas assim, que na grande maioria dos casos, elas traziam danos irreversíveis às vítimas. O bullying começou a ser estudado em 1970 na Suécia, e consequentemente se estendeu em outros países. Mas, em 1982 aconteceu o primeiro caso grave na Noruega, onde três crianças de 10 a 14 anos se suicidaram por consequência dashumilhações que passavam na escola por parte de seus colegas de sala. A partir daí, o assunto teve tamanha repercussão que começou a ser abordado em vários países, nos Estados Unidos o fenômeno cresce de tal forma, que o governo faz propagandas na televisão, na internet, e em vários meios de comunicação. No Brasil o bullying começou a ser falado com mais frequencia somente em 2008. Um dos casos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projetos e práticas da ação pedagógica
  • Projetos e práticas de ação pedagógica
  • Projeto Ação Pedagogica
  • PROJETOS E PRATICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA
  • PROJETO DE AÇÃO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
  • Projetos e práticas de ação pedagógica
  • Projeto e Prática de Ação Pedagógica
  • projetos e práticas de açaõ pedagógica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!