Projeto 1

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1- Linha de Pesquisa
Gestão de treinamento de funcionários com Diálogo diário de segurança .
2- Tema
Diálogo Diário de Segurança – DDS
a) Exposição do assunto:
Projeto de capacitação profissional prático na área de DDS visando a segurança e a melhoria do ambiente de trabalho para os funcionários.
b) Justificativa para a escolha do tema:
A importância da segurança do trabalho nas empresaspara a diminuição de acidentes de trabalho e maior entendimento da importância desses treinamentos pelos funcionários.
3- Problema de pesquisa
Muitos funcionários ainda não entendem a importância da segurança do trabalho na empresa. Nossa pesquisa tem como proposta conscientizar principalmente os supervisores ou responsáveis pelo setor de segurança do trabalho (que normalmente são as pessoasresponsáveis pela aplicação da DDS) sobre as vantagens de implantar esse tipo de sistema na empresa; algumas vezes também é usada a expressão DDSMS, ou seja, diálogo diário de segurança, meio ambiente e saúde, o que sugere ainda mais a importância dessa ferramenta nas empresas.

4- Objetivos

a) Objetivo geral
Como a Segurança do Trabalho é uma ciência, é difícil dizer ao certo uma data dequando esse “método” para proteger os funcionários surgiu, no entanto, podemos citar marcos históricos que contribuíram para o surgimento da segurança do trabalho: O capitalismo e a revolução industrial.
Atualmente o trabalho tem como finalidade a aplicação de forças física e/ou intelectual, para alcançar um determinado objetivo em troca de remuneração, mediante condições dignas de Saúde eSegurança. Mas nem sempre foi assim. Nas civilizações antigas o trabalho era visto como algo penoso e sofrido, isso fica claro principalmente quando se trata de escravos.
O capitalismo é um sistema que visa lucro por meio da produção econômica e com isso acabam ocorrendo diferenças sociais gritantes. Na época da revolução industrial, homens, mulheres e crianças trabalhavam em jornadas de trabalhoaltamente exaustivas, logo prejudiciais a saúde dos mesmos. Embora a revolução industrial tenha contribuído muito no aumento do acúmulo de capital devido à inserção de máquinas nos modos de produção, mais esses trabalhadores recebiam baixos salários e não tinham nenhuma legislação que os defendessem. Porém, logo em 1802 essas más condições de trabalho atingiram um patamar muito alto e logo surgiriamreivindicações sociais a respeito de melhorias das condições de trabalho, em especial, de crianças. Então, nesse ano, surgiu na Inglaterra um grande marco na história da segurança do trabalho, A lei de saúde e moral dos aprendizes. Essa lei direcionada as crianças, mas não podemos deixar de cita-la porque com certeza foi um importante marco na história.
A parte do texto abaixo foi retirada dolivro Elementos do Sistema de Gestão de Segurança, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional – SMS, 1ª edição, volume 1, Rio de Janeiro 2004, do autor Giovanni MORAES.
A situação das crianças trabalhadoras tornou-se dramática e após muita pressão social surgiu na Inglaterra, em 1802, a primeira lei de “Saúde e Moral dos Aprendizes”. Tratava-se de uma Lei apenas para criança, mas, sem dúvida, foi o grande marcodas legislações de Saúde do Trabalhador no mundo. (Mendes, 1995; Rosen, 1994).
em 1833 foi decretado o Factory Act, considerando ainda as condições precárias de trabalho. Essa foi a primeira legislação realmente abrangente no campo da saúde do trabalhador, marcando, também, o início das lutas operárias por melhorias nas condições de trabalho. Essa lei é conhecida como o marco onde se inicia aexigência de medidas de proteção a saúde do trabalhador.
Em 1919 surgiu a Organização Internacional do Trabalho (OIT), essa agência da ONU tem como objetivo instituir políticas voltadas para o desenvolvimento do trabalho. A organização tornou-se uma grande aliada para o fortalecimento da Segurança e Saúde do Trabalhador, tendo em vista que vários países adotam seus princípios visando aceitação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROJETO 1
  • Projeto 1
  • projeto 1
  • PROJETO 1
  • PROJETO 1
  • Projeto 1
  • PROJETO 1
  • Projeto 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!