Projeto ético-político do Serviço Social

Páginas: 10 (2321 palavras) Publicado: 17 de outubro de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Curso Serviço Social – Sétimo Semestre
Disciplina: Competências Profissionais






Projeto ético-político do Serviço Social










2014
Sumário
1. As forças e demandas na elaboração da Lei 8.662/1993........................................................3
2. Lei 8.662 de 07 de junho de 1.993 e o exercício do ServiçoSocial......................................6
3. Um pouco sobre a Resolução CFESS n°569, de 25 de março de 2.010............................................................................................................................................7
4. Desafios encontrados pelos assistentes sociais em seu cotidiano...........................................8
5. ReferênciaBibliográfica.......................................................................................................10















As forças e demandas na elaboração da Lei 8.662/1993
O Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) é uma autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjuntocom os Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). Para além de suas atribuições, contidas na Lei 8.662/1993, a entidade vem promovendo, nos últimos 30 anos ações, políticas para a construção de um projeto de sociedade radicalmente democrático, anticapitalista e em defesa dos interesses da classe trabalhadora. (Disponível em http://www.cfess.org.br/visualizar/menu/local/o-cfess).
Sua criação efuncionamento tiveram origem nos 50, tinham o caráter corporativo e função controladora e burocrática, exerciam o controle político do Estado. O Serviço Social foi Uma das primeiras profissões da área social a ter aprovada sua lei de regulamentação profissional foi o Serviço Social, o Decreto 994 de 15 de maio de 1962 determinou que a disciplina e fiscalização do exercício profissional caberiam aoConselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), hoje denominados CFESS e CRESS.
O Serviço Social assim como outras profissões era fiscalizado por Conselhos profissionais que não tinham em suas características a coletividade ou a interlocução e apenas a fiscalização autoritária, fazendo apenas a exigência da inscrição do profissional epagamento do tributo devido.
Essa concepção conservadora que caracterizou a entidade nas primeiras décadas de sua existência também estavam presentes nos Códigos de Ética de 1965 e 1975, já vivíamos nesse momento o movimento de reconceituação e o novo posicionamento da categoria, a partir do III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais), realizado em São Paulo em 1979, que ficou conhecidocomo o Congresso da Virada, devido ao seu caráter contestador e o desejo de transformação da prática político-profissional do Serviço Social.
As lutas pela redemocratização da sociedade, vinculada ao movimento sindical e às forças mais progressistas, se organizam e disputam a direção dos Conselhos Federal e Regionais, dessa forma as gestões que assumiram o Conselho Federal de Serviço Socialimprimiram nova direção política às entidades, com ações comprometidas com a democratização das relações entre o Conselho Federal e os Regionais. Só a partir de 1983, tiveram início um amplo processo de debates conduzido pelo CFESS visando a alteração do Código de Ética vigente desde 1975. Desse processo resultou a aprovação do Código de Ética Profissional de 1986, onde os valores são tidos comouniversais e acima dos interesses de classe, essa formulação nega a base filosófica tradicional conservadora e reconhece um novo papel profissional competente teórica, técnica e politicamente. 
Em 1991, o Conjunto CFESS-CRESS apontava para a necessidade de revisão desse instrumento. Essa revisão considerou e incorporou os pressupostos históricos, teóricos e políticos da formulação de 1986, e avançou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do serviço social
  • projeto ético político do Serviço Social
  • Projeto Etico Politico do Serviço Social
  • Projeto Ético Político do Serviço Social
  • projeto etico politico do serviço social
  • Projeto ético politico do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!