Projeto ético-político do serviço social

Páginas: 25 (6202 palavras) Publicado: 2 de junho de 2012
1.0 - Introdução:

O Serviço Social desde a sua gênese no cenário Brasileiro na década de 30, teve um papel relevante, aliás, diríamos vital, pois ele foi a ferramenta utilizada para apaziguar as relações de conflito entre as classes, relações de tensão, correlação de forças, luta desigual, oriundas de todo o processo de exploração,expoliação e expropriação da classe proletária, isto é, foi um ciclo onde houve a expansão e hegemonia de uma classe, a dominante, em detrimento da outra classe, os dominados, que foi e é responsável por gerar toda riqueza da burguesia. A prática profissional hoje dotada de cientificidade, antes era basicamente de cunho humanista (católico), consistia em estar intervindo na vida dostrabalhadores, ajustado-os de acordo com os preceitos políticos, “harmonizando” a violenta relação entre capital/trabalho. A evolução histórica do Serviço Social como profissão estabelecida, todas as mudanças heterodoxas que ocorreram no seu interior e transbordaram para o exterior, para o seu fazer profissional, jamais podem ser analisadas descoladas da história na sua totalidade, envolvendo osaspectos econômicos, sociais, culturais e políticos da sociedade a qual estavam inseridos.
O nosso intento é analisar todo o evolver histórico que circuncidou, que estavam imergidos os assistentes sociais nas décadas de 70 e 80, fazendo emergir um Projeto Ético-Político que se configurou e consolidou no decorrer dos anos de acordo com a dinâmica da própriahistória. Algo que não foi simétrico, linear. Diríamos um caminhar contraditório, sofrido, conflituoso, mas ao mesmo tempo de conquistas e prestígio. Não podemos deixar de externar que falar de Projeto ético-político é para nós, acadêmicos do Serviço Social, algo que desafia, é novo, inquietante, nos levando a uma reflexão profunda, que nos amedronta mas que também nos encoraja tendo em mente seucaráter comprometido com a justiça e equidade social.

1.1- Definição do Projeto Ético-Político:

Antes de definir o que é o Projeto Ético-Político do Serviço Social, queremos dizer que todo projeto nasce de um sonho, mas é um sonho que é fincado na realidade, dada alguma situação que nos incomoda, que mexe com o nosso brio, fazendosurgir o desejo de mudar aquela realidade, de apresentar uma proposta, uma ação que possa ter um efeito transformador. Neste ponto, os projetos societários tem uma dimensão visível macroscópica, que pode ser claramente observado por todos. Segundo Netto(1999) Tais projetos “aprestam ou preparam uma imagem de sociedade a ser construída, reclamando determinados valores para justificá-la e queprivilegiam certos meios para que se materializem”. O Projeto Ético-Político do Serviço Social, nasceu desse sonho de mudar a sua dinâmica profissional, posto que a técnica desenvolvida pelo SESO não dava conta de atender às demandas populacionais. O projeto profissional foi construído num contexto histórico de transição dos anos 70 aos 80, deslocando-se de um pólo para outro, queremos dizer, daditadura para a redemocratização da Sociedade Brasileira. Vários fatores foram necessários para desenvolver e aprofundar o Projeto Ético-Político. Citaremos os principais no decorrer desta pesquisa. A materialidade do Projeto é dotado de componentes que abrangem: A área do conhecimento produzido no interior do SESO; a organização político-administrativa que se evidenciou por meio dos fórunsdeliberativos e entidades representativas como o CFESS/CRESS, ABEPSS e outras associações político-profissionais, o movimento estudantil; o aparato político-jurídico , que é o Código de Ética e Lei de Regulamentação – lei 8.662/93 – as novas Diretrizes Curriculares do MEC, e de modo mais abrangente a Constituição Federal de 1988. Ele nasceu através de todo este processo que nos permitiu defini-lo em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do serviço social
  • projeto ético político do Serviço Social
  • Projeto ético-político do Serviço Social
  • Projeto Etico Politico do Serviço Social
  • Projeto Ético Político do Serviço Social
  • projeto etico politico do serviço social
  • Projeto ético politico do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!