Projeto ético-político do serviço social

Páginas: 12 (2885 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
Eliane Mara de Luca

PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DO SERVIÇO SOCIAL

Trabalho apresentado à disciplina Fundamentos do Serviço Social IV do Curso de Serviço Social, 4° Período Noturno das Faculdades Integradas do Brasil - UNIBRASIL.

Profª Lorena Portes

Curitiba
2011

Introdução

Artigoconstruído no decorrer do Curso de Serviço Social, na disciplina de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social IV para avaliação bimestral da professora Lorena Portes. Discorrendo nos textos e exposições em sala de aula, com referencial em José Paulo Netto, Maria Lúcia Martinelli, Marilda Vilela Iamamoto.
Compreender a construção do Projeto Ético-Político do Serviço Sociale sua hegemonia, acontecendo no processo sócio-histórico da profissão, sendo construído no decorrer do mesmo, mais expressamente no período da ruptura ou rompimento do Serviço Social com o conservadorismo, não se concretizando em um único momento, mas na busca de uma nova maneira de pensar a profissão, uma nova dimensão para os pressupostos teóricos metodológicos, iniciados a partir da década de60

O projeto ético-político não é uma abstração, nem um ente que se instituiu entre nós. É uma construção coletiva, de natureza histórica, portanto sempre sujeito a transformações. (MARTINELLI, 2006, pg 16)

O Projeto Ético Político

Para (NETTO,1999) existem poucos escritos, pouca produção teórica, o que encurta a discussão sobre o tema, mas não o torna menos importante, refere-se aoProjeto Ético Político da profissão do Serviço Social como uma discussão muito recente e de transição num momento de grande importância para a profissão, foi o período compreendido entre as décadas de 60 à 90, período marcado por enfrentamentos, pela consolidação do sistema capitalista e desencadeado pelas contradições entre capital e trabalho e pela denúncia do conservadorismo da profissão, momento daaproximação às perspectivas Marxistas.
Nasce então um novo projeto profissional baseado na recusa e critica do conservadorismo e do neoliberalismo, da totalidade das relações da questão social e busca pela emancipação humana como objeto do Serviço Social, passando a conceber uma visão macroscópica, cultural e conjuntural da realidade, deixando para trás a neutralidade e a visão romantizada deum período meramente assistencialista, passando a compreender o significado social e os valores da profissão, passa a orientar o fazer profissional dando ênfase especial à causa da classe trabalhadora antes dos interesses do capital.
A partir da década de 80 a classe dos trabalhadores se mobiliza e se organiza com os movimentos sociais emergentes, tanto mobilizações dos trabalhadores urbanos comoa consciência dos trabalhadores rurais, organizações populares, reconhecimento de entidades representativas e movimentos sociais, contribuindo nesse contexto a atuação dos Assistentes Sociais, fortalecendo-os.
Um projeto profissional na perspectiva do Serviço Social precisa discriminar suas ideologias, não baseado nos valores do projeto societário vigente que é o do modo de produçãocapitalista, mas na produção da mais-valia, na exploração do trabalho, na discriminação dos indivíduos, exclusão social e nas contradições do cotidiano.

Enfim, compreende-se, sem grandes dificuldades, que a concorrência entre diferentes projetos societários é um fenômeno próprio da democracia política. Num contexto ditatorial, a vontade política da classe social que exerce o poder político vale-se, para aimplementação do seu projeto societário, de mecanismos e dispositivos especialmente coercitivos e repressivos. É somente quando se conquistam e se garantem as liberdades políticas fundamentais (de expressão e manifestação do pensamento, de associação, de votar e ser votado etc.) que distintos projetos societários podem confrontar-se e disputar a adesão dos membros da sociedade. (NETTO, 1999, pg...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O projeto ético-político do serviço social
  • Projeto ético-político do serviço social
  • projeto ético político do Serviço Social
  • Projeto ético-político do Serviço Social
  • Projeto Etico Politico do Serviço Social
  • Projeto Ético Político do Serviço Social
  • projeto etico politico do serviço social
  • Projeto ético politico do serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!