PROJETINHO CONCLUS O 1

Páginas: 5 (1109 palavras) Publicado: 30 de abril de 2015


UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA



Trabalho de Conclusão de Curso I


NOME DO ALUNO RA: MARIA CRISTINA DA SILVAMORA RA 2392480272
NOME DO ALUNORA:MARIA APARECIDA DE ALENCAR RA ; 2319362050


POLO
2014

TEMA:O BRINCAR NA EDUCAÇÃOINFANTIL
Com base nesta pesquisa conhecer-se-á com mais profundidade a importância do brincar e a realizaçãodebrincadeiras com as crianças, sempre com objetivo de suprir suas necessidades e não considerá-las como um simples passatempo.
Somente assim será possível resgatar o brincar no cotidiano escolar com objetivo de formação pessoal, e a criança é valorizada cada vez mais estimulada a ser um sujeito ativo e critico na sociedade.
JUSTIFICATIVA
Este trabalho tem como finalidade descobrir amplamente acontribuição das brincadeiras no desenvolvimento da criança, o papel do professor como agente formativo responsável pelas elaborações de brincadeiras lúdicas que instigam as crianças aprenderem com prazer.
O brincar é algo sério faz com que a criança se expresse espontaneamente sem medo de errar, e além de divertido proporciona o pleno desenvolvimento de suas potencialidades.
E para as atividadeslúdicas fazerem parte assiduamente das Instituições de Educação Infantil, faz se necessário a conscientização do professor e condição para atuação.
Com base nesta pesquisa conhecer-se-á com mais profundidade a importância do brincar e a realizaçãode brincadeiras com as crianças, sempre com objetivo de suprir suas necessidades e não considerá-las como um simples passatempo.
Somente assim será possívelresgatar o brincar no cotidiano escolar com objetivo de formação pessoal, e a criança é valorizada cada vez mais estimulada a ser um sujeito ativo e critico na sociedade.

Problematização

É através de brincadeiras que as crianças apropriam se de elementos da realidade imediata e atribuem- lhe novos significados. Assim, agem a frente da realidade, transferindo e substituindo suas ações dodia-a-dia pelas ações e características do papel do assumido. Ao brincar a auto-estima da criança é elevado o que contribui para a interiorização de determinados modelos de adultos.
Com advento de pesquisas sobre o desenvolvimento humano, observou se que o ato de brincar conquistou mais espaço, tanto no âmbito familiar, quanto no educacional; no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil(1998), a brincadeira está colocada como um dos princípios fundamentais, defendida como um direito, uma forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação entre as crianças. Assim, a brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento global das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, a formação de umcidadão crítico e reflexivo.
A utilização do brincar como recurso pedagógico tem de ser vista primeiramente, com cautela e clareza, pois brincar é uma atividade essencialmente lúdica; se deixar de ser, será descaracterizada de jogo ou brincadeira. Como forma de atividade infantil, na qual há construção de conceitos, pode e deve ser utilizada na escola dentro do planejamento escolar.
Nabrincadeira, os significados e as ações relacionadas aos objetos convencionalmente podem ser libertados. As crianças utilizam processos de pensamento de ordem superior como jogo de faz de conta, que assume um papel central no desenvolvimento da aquisição da linguagem e das habilidades de solução de problemas por elas adquiridas.
[...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costumadeterminar através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com os companheiros mais capazes. (VYGOTSKY,1999. p.97)

Análises Bibliográficas

BIBLIOGRAFIA

BOM TEMPO- Edda- A brincadeira faz de conta




JUSTIFICATIVA
O livro divide-se basicamente em três grupos de artigos: o primeiro compõe-se de artigos que tratam do tema relacionando-o à educação infantil; o segundo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONCLUS O E REFER NCIAS 1
  • INTRODU O DESENVOLVIMENTO CONCLUS O 1
  • TRABALHO TIA ELIZABETE CONCLU DO 1
  • ATPS An Lise De Investimentos Conclu Da 1
  • Projetinho
  • Apostila 1 Planejamento Do Trabalho De Conclus O De Curso
  • Projeto De Conclus O De Curso Divina Jane 1
  • 1 Conclus O Do Trabalho De Movimentos Sociais No Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!