Projecto para Programação de Aulas de Qigong

1326 palavras 6 páginas
Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa

Cadeira de Qigong V 15-Nov-2006*

Projecto – Programa de aulas de Qigong

Como o seu nome indica, este é um trabalho escrito que tem como finalidade a criação de um programa de aulas de Qigong. Esta actividade tem como objectivo geral conduzir o aluno através do processo de idealização, desenvolvimento, reflexão e apresentação de um programa de aulas de Qigong.

Pretende-se conduzir o aluno e não informar o aluno sobre como preparar e apresentar um projecto de aulas de Qigong. É esta a característica chave desta actividade, pois pretende levar ao saber fazer e não apenas ao conhecer como fazer. Pois nenhuma teoria, ideia ou resposta pode alguma vez estar tão certa como aquela que eu próprio descubro pela minha própria vivência, experiência. Pois nunca ninguém pode responder-me a que é que sabe o café, se nunca o provei. Só quando eu o provar é que poderei saber a que é que sabe o seu sabor.

Este programa de aulas de Qigong terá um tema e uma população alvo. A escolha de ambos caberá apenas ao aluno.

A partir dessa escolha, e durante as fases de concretização do projecto, o aluno deparar-se-á com escolhas e decisões quanto à definição dos seguintes itens:

tema do projecto; população alvo do projecto; objectivos gerais pretendidos para essa população alvo; objectivos específicos do Qigong nessa população alvo: competências a desenvolver na população alvo; conteúdos programáticos necessários ao desenvolvimento dessas competências; metodologia (actividades, experiências, situações) a aplicar na transmissão desses conteúdos programáticos; planificação dessa metodologia, por unidades temáticas e com aulas tipo para cada unidade temática; recursos materiais necessários à execução do projecto; como avaliar se os objectivos gerais e específicos foram cumpridos.

Este Projecto Individual apresenta-se como um “problema”; é a resolução deste problema que levará a que se

Relacionados

  • Temas Em Psicologia Do Envelhecimento Vol
    54671 palavras | 219 páginas