Proje Es De Produ O De Cana De A Ucar

2055 palavras 9 páginas
1. INTRODUÇÃO
A cana-de-açúcar foi introduzida no Brasil no início do século XVI, pelos colonizadores portugueses. A razão que os levaram a escolher esse plantio foi a necessidade de alguma riqueza, pois não encontraram ouro por aqui, e também porque já dominavam as técnicas do cultivo de cana-de-açúcar. As primeiras mudas chegaram a uma expedição marítima de Martim Afonso de Souza em 1532. O clima tropical quente e úmido ajudou com que a planta se espalhasse, a mão-de-obra escrava foi trazida da África. Essa nova colônia enriqueceu Portugal e levou o açúcar brasileiro por toda a Europa. O açúcar era usado pelos europeus como remédio e até para adoçar pratos de forma comedida, disponíveis em boticas. A agricultura canavieira foi o setor mais importante da economia colonial brasileira. Martim Afonso de Souza criou o primeiro engenho no sul do país, instalado em São Vicente, o engenho chamava-se “Senhor Governador”. A Zona da Mata, Recôncavo Baiano, Maranhão, Rio de Janeiro e São Paulo, constituíram o maior polo açucareiro da colônia. (AÇUCAR ITAMARATY 2014).
A cana se fixou e se desenvolveu por todo o Brasil até os dias de hoje. É no interior de São Paulo e no Nordeste Brasileiro onde sempre se localizou a maioria dos canaviais. O açúcar já não é mais o produto principal, o álcool, especialmente o etanol, matéria extraída desse vegetal, é o que mais vem se destacando economicamente. A primeira experiência de uso do etanol como combustível foi em 1925, mas somente em 1970 com a crise do petróleo, que o Brasil passou a usar o etanol como combustível. (INFO ESCOLA 2014).
As melhores destilarias produzem etanol praticamente o ano todo, aproximadamente 85 litros de etanol anidro por tonelada de cana. A produção em gera das usinas é de 71 quilos de açúcar e 42 litros de etanol para cada tonelada processada. O estado de São Paulo, produz próximo de 60% de toda a cana, açúcar e etanol do país. O segundo maior produtor é o estado do Paraná, com 8% da cana moída no Brasil.

Relacionados

  • Gaal
    67917 palavras | 272 páginas
  • manual de contabilidade societária
    528945 palavras | 2116 páginas
  • Manual Fipecafi 2010
    528965 palavras | 2116 páginas
  • GINZBURG Carlo
    85732 palavras | 343 páginas