PROINTER - MAGAZINE LUIZA X PROCON

2235 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO

Pesquisas apontam grandes dificuldades em fazer com que os consumidores recebam de fato atendimento e produtos que sejam satisfatórios para quem compra. Muitas vezes, as compra por meio da internet ou até mesmo varejo físico, apontam problemas desde o logística até a qualidade do produto.
No combate à aos erros e ao não cumprimento dos direitos do consumidor foi criada pelo governo de São Paulo a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, denominada Procon. O intuito da Fundação é prover de ações a favor de defender e fazer cumprir os direitos do consumidor perante as empresas.
No segmento da rede varejistas e online (Ex. Pão de açúcar, Ponto Frio, Casas Bahia, Magazine Luiza, Carrefour etc.), empresas deste segmento se destacam com as demandas, reclamações, tais como ofertas não muito objetivas e de fácil entendimento, informações incompletas em contratos, cláusulas abusivas no fornecimento, falhas no sistemas de logística, produtos com defeitos, quebrados entre outros dos quais estaremos desenvolvendo do decorrer deste trabalho.
A empresa que retrataremos é o Magazine Luiza, seu segmento é o do varejo, há mais de 50 anos no mercado, sendo totalmente brasileira a mesma foi fundada em Franca, no interior de São Paulo com vendas direcionadas aos móveis e eletro - eletrônicos. Hoje em dia é uma das principais lojas varejistas do país, que revolucionou o sistema de vendas e marketing no decorrer dos anos.
Com o que pudemos constatar as principais reclamações dos consumidores da loja são relacionados aos produtos, logística, garantias e cobranças indevidas. Diante desses problemas há o desafio de encontramos uma solução para uma possível melhora de atendimento visando a satisfação do consumidor fazendo cumprir direitos e deveres de ambas as partes.

1. PROCON

1.1 FUNDAÇÃO PROCON SP.
A proteção ao consumidor começou a ser exercida no Brasil em 1976 por uma iniciativa do Governo do estado de São Paulo através de uma ação

Relacionados