Progrma de prevençao respiratorio

Páginas: 5 (1067 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
O que é o Programa de Proteção Respiratória ?

Programa de Proteção Respiratória (PPR), conforme Instrução Normativa da Portaria 3214/78 do MTE.

O PPR - Programa de Proteção Respiratória, tem o objetivo de adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória (EPR) para complementar as medidas de proteção coletiva implementadas naempresa.

As medidas previstas para a elaboração deste programa são as seguintes:
a) estabelecimento de procedimentos escritos, abordando no mínimo: os critérios de seleção dos equipamentos; o uso adequado dos mesmos, levando em consideração o tipo da atividade e as características individuais dos trabalhadores; a orientação ao trabalhador para deixar a área de risco por motivos relacionados aoequipamento;
b) indicação do equipamento de acordo com os riscos aos quais o trabalhador está exposto;
c) instrução e treinamento do usuário sobre o uso e as limitações do EPR;
d) uso individual dos equipamentos;
e) guarda, conservação e higienização adequadas dos equipamentos;
f) monitoramento apropriado e periódico das áreas de trabalho e dos riscos ambientais a que estão expostos ostrabalhadores;
g) fornecimento dos equipamentos somente a pessoas fisicamente capacitadas a realizar suas tarefas, utilizando os mesmos;
h) uso de respiradores aprovados e indicados para as condições em que os mesmos forem utilizados;
i) adoção de proteção respiratória individual, após a avaliação prévia dos seguintes parâmetros: características físicas do ambiente de trabalho; necessidade deutilização de outros EPIs (equipamentos de proteção individuais); demandas físicas específicas das atividades das quais o usuário está encarregado; tempo de uso em relação à jornada de trabalho; características específicas de trabalho tendo em vista a possibilidade da existência de atmosfera imediatamente perigosa à vida ou à saúde; realização de exame médico no candidato ao uso de EPR.

Osprofissionais habilitados (Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho) da PROTEÇÃO NO TRABALHO, coordenarão todo o programa, cumprindo cada uma das etapas acima.


Objetivos:

Manter o controle para o correto uso de protetores das vias aéreas (respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão (aerodispersóides, névoas, fumos, radionuclídeos, neblina, fumaça,vapores, gases) que provoquem danos às vias aéreas (pulmão, traquéia, fossas nasais, faringe).

Utilizam-se protetores quando ocorrem emergências, quando medidas de controle coletivo não são viáveis, ou enquanto não estão sendo implantadas ou estão em fase de implantação.



Responsabilidades:

O administrador da empresa é o principal responsável por tudo que ocorrer dentro da mesma,seja por culpa (contratual, extracontratual ou aquiliana, "in eligendo", "in vigilando", "in committendo", "in omittendo", "in custodiendo", "in concreto" ou "in abstracto") , dolo, imprudência ou negligência.

É o administrador que poderá realizar alterações no programa de proteção respiratória.
O Engenheiro do Trabalho, Médico Ocupacional ou Técnico de Segurança do Trabalho se constituem nosresponsáveis pelo acompanhamento das atividades e sua implantação efetiva.

De acordo com a Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteção respiratória, todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteçãorespiratória - EPR, quando necessário para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.




Responsabilidade do Segurança do Trabalho:
• Realizar treinamento sobre uso e conservação dos respiradores, bem como informar sobre os riscos envolvidos na operação;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Progrmas
  • progrma
  • Doenças do Sistema Respiratorio circulatorio e sangue
  • Progrma em ec
  • Respiratorio
  • Respiratório
  • Respiratório
  • Respiratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!