Progresso Tecnológico na área da Saúde

Páginas: 10 (2340 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2013
Introdução

Para Tigre (2006) progresso tecnológico constitui uma ferramenta essencial para aumentar a produtividade e a competitividade das organizações, assim como para impulsionar o desenvolvimento econômico de regiões e países. Partindo desse pressuposto este documento tenta analisar como é dado o processo de inovação tecnológica na área de saúde e quais são suas consequências no âmbitoeconômico e do bem estar social.
Este revisão esta dividida em quatro seções. Na primeira serão analisados alguns aspectos de inovação e pesquisa na área da saúde. Na segunda analisaremos como esse sistema de inovação se apresenta nos países desenvolvidos. Na terceira introduziremos esse sistema no caso brasileiro e criaremos um panorama entre o Brasil e os países desenvolvidos, apontando suasdiscrepâncias. E a ultima seção será inteiramente dedicada a uma amistosa analise sobre os impactos dessas inovações no âmbito do bem-estar social.
Sistema de Inovação na Saúde

Analisaremos aqui, alguns aspectos de inovação e pesquisa na área da saúde, assim, faremos uma breve resenha sobre as características e singularidades desse setor tão distinto.
A contribuição da revolução industrialpara a inovação e pesquisa na área da saúde é de suma importância, para Tigre (2006) ela constitui um divisor de águas na historia econômica do Ocidente, dados seus impactos sobre o crescimento da produtividade. Desde meados do século XVIII observam-se sucessivas ondas de inovação obtidas por meio da introdução das maquinas e equipamentos, de nova forma de organização da produção e do desenvolvimentode novas fontes de matéria e energia.
Mendes (1984) atribui que a emergência da revolução industrial passou a exigir um novo modelo de medicina, coerente com o capitalismo monopolista, já que os modelos anteriores não se adequavam às novas demandas da sociedade e, por isso, se esgotaram. Daí o surgimento do novo modelo medico: a medicina cientifica.
O surgimento a revolução industrial foi umdos propulsores para o surgimento do novo modelo de medicina: a medicina cientifica. Esse novo modelo apresenta algumas características, que define seu sistema como um sistema único, singular.
Uma característica importante está relacionada ao seu nível de mudanças tecnológicas que é representado pelas inovações de caráter acumulativo. Que para Tigre (2006) elas abrangem melhorias feitas no designou na qualidade dos produtos.
Complementando essa definição, Mendes (1984) afirma que mudança na tecnologia medica quase nunca desloca ou substitui a anterior, mas se torna mais um elemento que agrega ao arsenal tecnológico da medicina cientifica. Por exemplo, o tomógrafo computadorizado não substitui, totalmente, os aparelhos de raio x mas se torna um elemento de diagnostico, a mais, disponível.Outro fator que deve ser levado em consideração é o ritmo de difusão da tecnologia medica que pode ser definido pelo padrão evolutivo das tecnologias existentes e sua substituição por novas. Essa tecnologia na saúde se difunde com extrema rapidez, o que faz com que a tecnologia medica chegue ao mercado num grau imaturo de seu ciclo de desenvolvimento.
O consumidor é soberano, e é movido pelasatisfação, substitui produtos novos pelos velhos, pois aquele lhe é mais útil e lhe dar mais satisfação, mas para Mendes (1984) essa concepção de soberania do consumidor não existe no campo da saúde por que a relação entre produtor e consumidor é intermediada por um terceiro elemento que detém o monopólio da informação técnica e que é o medico.
Outra característica apresentada por Mendes (1984) ésobre a lei do uso da tecnologia medica, que pode ser explicitada da seguinte forma: “se a tecnologia médica disponível, ela tende a ser usada”.
A implicação dessa lei é a de que, muitas vezes, a tecnologia será utilizada de forma errada ou inapropriada ou não indicada.
Sistema de Inovação em Saúde nos Países Desenvolvido

Avaliaremos aqui o sistema de inovação e interação da medicina...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O avanço tecnologico na area da saude
  • Progresso tecnológico
  • progresso tecnologico sustentavel
  • Desenvolvimento sustentável e o progresso tecnológico.
  • Avanços tecnologicos na area da logistica
  • àrea da saúde
  • Areá da saude
  • Aréa da saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!