Programacao de computadores
Elétrica
Qualidade do Ensino na
Engenharia
Introdução
A qualidade no ensino e na pesquisa sempre foi o objetivo das universidades e demais instituições de ensino. A busca da qualidade no ensino superior não é um aspecto recente.
Sempre
buscou-se qualidade na educação superior, especialmente no que se refere à relevância científica e qualidade pedagógica do ensino.
• Contudo, algumas situações contribuem para que a busca dessa qualidade, a ser alcançada, torne-se cada vez mais distante e difícil.
• A seguir, alguns exemplos de situações que tornam baixa a qualidade do ensino na engenharia, e no ensino superior, de uma maneira geral.
Ensino Básico Deficiente
• Devido a uma série de problemas estruturais os alunos do ensino fundamental e médio não aprendem adequadamente os conceitos da matemática e da física.
• É uma das possíveis causas para o desinteresse dos alunos pelas carreiras da engenharia, segundo algumas pesquisas de universidades a falta de domínio dos fundamentos das duas principais disciplinas dos cursos de engenharia não só atrapalham o desempenho dos estudantes que cursam engenharia, como afasta muitos e faz com que muitos outros desistam do curso.
Ensino Tradicional
Os professores de ensino superior, de uma maneira geral, seguem o esquema giz e lousa e os alunos fazem anotações e estudam para as provas. Isso contribui para a formação de mão- de obra e não de um profissional multifuncional capaz de pensar e agir com flexibilidade e iniciativa. O aluno ao receber o conhecimento pronto, não se preocupa em procurar novas soluções para os problemas existentes, ou mesmo identificar novos problemas e quando ingressa no mercado de trabalho vai lidar justamente com novas situações.
• Além disso, os professores, até por falta de matérias pedagógicas em sua formação, não utilizam metodologias de ensino que desenvolvam no aluno novas formas de agir e
pensar.