PROGRAMA O LINEAR2014exercicios

3623 palavras 15 páginas
PROGRAMAÇÃO LINEAR
São técnicas matemáticas utilizadas para melhor alocar os limitados recursos de uma empresa.
Condições básicas necessárias para resolução de problemas de programação linear a) Definir qual o objetivo do problema
b) Definir as variáveis básicas de decisão
c) Expressar matematicamente a função objetivo do problema
d) Expressar matematicamente as restrições impostas pelo problema
e) Impor para as variáveis básicas a condição de não negatividade

EXERCÍCIOS
1- Um fabricante de equipamentos para piscinas produz dois tipos de filtros complementos, com tubulação e bombas, e o proprietário, precisa decidir quantas unidades de cada modelo deve fabricar no próximo ciclo de produção. Este fabricante compra no mercado os filtros desmontados, pré-fabricados, e adiciona as bombas e tubos necessários para montar o conjunto completo. O fabricante instala o mesmo tipo de bomba nos dois modelos de filtros. O fabricante dispõe de 200 bombas para o próximo ciclo de produção. O modelo AQUA requer 9 horas de trabalho para a sua montagem e consome 12 metros de tubos, enquanto o modelo HYDRO requer 6 horas para a montagem e consome 16 metros de tubos.
A empresa dispõe para este ciclo de produção 1566 horas e 2880 metros de tubos. O lucro líquido na produção do modelo AQUA é de R$ 350,00 no modelo HYDRO é de R$ 300,00.
Admitindo que toda a produção será vendida, quantos filtros de cada modelo deverão ser produzidos para maximizar o lucro do próximo ciclo de produção.

2 - Uma rede de televisão está frente a um problema. Um certo número de vezes, cada semana, vai ao ar um programa A com 20 minutos de música e 1 minuto de comerciais o qual traz para a estação 300.000 telespectadores, e um programa B com 10 minutos de música e 1 minuto de comerciais trazendo para a estação 100.000 telespectadores.
Numa semana, o patrocinador dos programas insiste que ao menos 6 minutos sejam dedicados para os comercias e a estação não pode ter mais de 90 minutos de música. Quantas

Relacionados