PROGRAMA E CONTROLAR A PRODU+ç+âO_LEF

386 palavras 2 páginas
PROGRAMAR E CONTROLAR A PRODUÇÃO

PROGRAMAR VOLUMES:

a) Diversos produtos são feitos na mesma linha de produção como: bebidas, cigarros, refrigeradores, aparelhos de televisão, aparelhos de ar condicionado, automóveis etc.
b) Cada vez que um novo produto é programado, são necessárias mudanças na linha de produção (ajuste e preparação de máquinas).
c) Esse ajuste é chamado de custo de preparação.
d) O custo de preparação e composto por custo de movimentação do equipamento e ferramentas, mão de obra (horas) e materiais envolvidos.
e) Na programação da produção como o sequenciamento já esta definido, cabe definir a quantidade a ser produzida dentro dos processos produtivos.
f) Devemos avaliar o custo de preparação de máquinas para a rodada de produção e os custos inerentes a manutenção do estoque.
g) Para reduzir o custo de preparação de máquinas e necessário diminuir o número de rodadas de produção.
h) Entre os custos preparação de máquinas e custos de manutenção de estoques, podemos determinar uma quantidade a ser produzida que possa minimizar estes dois custos.
i) Essa quantidade referencial (equilíbrio) é chamada de LOTE ECONÔMICO DE FABRICAÇÃO = LEF.
LEF = (2 * CP * D) CM

CP = Custo de preparação
D = Demanda
CM = Custo médio de manutenção de estoque
Di = Dias úteis de trabalho
PP = Produto produzidos por rodadas
CT = Custo Total

A Loft Móveis Ltda., esta planejando rodadas semanais de produção para a sua linha de cadeiras. O custo de preparação de máquinas esta em torno de R$ 2.500,00. O custo unitário médio de fabricação foi calculado em R$ 1.500,00, sobre o qual incidirá uma taxa de 50% referente a juros e 30% referente a armazenagem como custos de manutenção de estoque. Estima-se que a demanda para o ano de 2013, seja de 10.000 unidades.
a) Qual o lote econômico de fabricação?
b) Calcular a quantidade de cadeiras a ser produzida a cada rodada semanal.
c) Qual o custo total

Relacionados