Programa sus

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento 4
3 Conclusão 8
4 Referências 9
INTRODUÇÃO



Este trabalho tem por objetivo....DESENVOLVIMENTO



Antes de respondermos se o sistema público de saúde é inclusivo ou excludente faremos uma abordagem histórica do Sistema Único de Saúde, seus objetivos, leis que regulamentam a sua criação, princípios que o norteiam entre outras questões para posteriormente esclarecermos sobre a questão inicial. O SUS – Sistema Único deSaúde nasceu devido à insatisfação que existia em relação aos direitos dos indivíduos de cidadania, acesso, serviços e forma de organização do sistema de saúde. De acordo com as referências estudadas sobre o tema, nas décadas de 70 e 80, médicos, enfermeiros, donas de casa, trabalhadores de sindicatos, religiosos e funcionários dos postos e secretarias de saúde por meio de um movimento, denominado de"movimento sanitário", lutavam para que se criasse um sistema  público de saúde visando solucionar os diversos problemas encontrados no atendimento à saúde da população. O movimento partia do pressuposto de que todos tem direito à saúde e que o governo, juntamente com a sociedade, tem o dever de fazer o que for preciso para alcançar este objetivo.
Assim, o Sistema Único de Saúde - SUS - foicriado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pelas Leis n.º 8080/90 e nº 8.142/90, Leis Orgânicas da Saúde, com o objetivo de alterar a situação de desigualdade na assistência à Saúde da população, tornando obrigatório o atendimento público a qualquer pessoa independente de raça, crenças, cor, situação de emprego, classe social e local de moradia. Nesta perspectiva vale ressaltar queo SUS é resultado de um processo de lutas, mobilização, participação e esforços desenvolvidos pela população composta de profissionais da saúde e demais pessoas engajadas para o consolidação deste sistema.
No que diz respeito à saúde as diferentes situações de vida dos vários grupos populacionais geram problemas específicos, assim como riscos e exposição maior ou menor a determinadasdoenças, acidentes e violências. Isto significa dizer que necessidades diferentes, exigem que as ações da gestão do sistema e dos serviços de saúde sejam orientadas para atender a essas particularidades.
Pelo fato de que o SUS oferece o mesmo atendimento a todas as pessoas, infelizmente algumas não recebem o que necessitam, enquanto outras tem além do que precisam o que contribui para osurgimento das desigualdades. Levando em consideração que este se baseia em princípios, em particular essa situação, no da equidade, situações desiguais devem ser tratadas desigualmente o que se constitui em um grande desafio para o governo, uma vez que cuidar da saúde não é apenas medicar os doentes ou realizar cirurgias, é necessário garantir vacinas à população, dar atenção aos problemas das mulheres,crianças e idosos, combater a dengue e outras doenças e tratar de cada situação específica conforme esta assim exigir.
É relevante frisar também que o Sistema Único de Saúde tem seus serviços administrados pelos governos federal, estaduais e municipais e por organizações que tem por objetivo garantir a prestação de serviços gratuitos a qualquer cidadão sendo que fazem que os centros epostos de saúde, hospitais - incluindo os universitários, laboratórios, hemocentros, bancos de sangue, além de fundações e institutos de pesquisa, como a FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz e o Instituto Vital Brazil integrando assim o sistema em que todos os cidadãos tem direito a consultas, exames, internações e tratamentos.
Outra informação importante é que o SUS é financiado com recursos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programas dos SUS
  • Programas do sus
  • Programa SUS
  • SUS um programa para todos
  • Sus um programa politico
  • Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS
  • Conceito básico do sus o papel do educador física no programa de saúde da família.
  • sus sus sus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!