programa para tratamento de canelite aguda

1009 palavras 5 páginas
Programa para tratamento caseiro de canelite aguda
CANELITE
Paciente com canelite , em geral, apresenta uma “pisada” errada durante a caminha ou corrida, o que acaba sobrecarregando o músculo tibial anterior. Essa “pisada” errada pode se dar por diversos fatores (encurtamento de alguns grupos musculares, fraqueza de outros, postura inadequada durante a corrida, calçado inadequado para corrida ou para o tipo de pé, terreno frequentemente irregular, entre outros, ou a somatória de alguns desses fatores).
O tratamento vai objetivar a diminuição do processo inflamatório e agravamento das lesões, reestruturar as musculaturas afetadas através de alongamentos e fortalecimento dos músculos, eliminar os possíveis fatores desencadeadores da inflação (tênis, postura, evitar terrenos irregulares).
Durante a fase de alongamento, fortalecimento e controle da inflamação, se possível, evitar a corrida, mas não deixe de fazer atividade aeróbica. Substitua por Bike, por exemplo.
Quando não tratada devidamente, a canelite pode evoluir para problemas mais sérios, ocasionando até mesmo fraturas de esforço.

TRATAMENTO
CRIOTERAPIA (TRATAMENTO COM GELO)
Aplicação de gelo em toda área dolorosa, 2x ao dia por 20 min (reduz a dor, acelera a cicatrização da lesão e possibilita a realização das demais atividades sem uso de anti-inflamatórios orais).
ALONGAMENTO, MOBILIDADE E PROPRIOCEPÇÃO
1 – Realizar alongamento global dos membros inferiores (anterior e posterior), como costuma fazer na academia (ou os sugeridos pelo sd Constantino).
2 – Reforçar o alongamento dos tríceps sural (panturrilha):
a) – Sentado, pernas estendidas, segure o pé com uma toalha e puxe- o em sua direção até o limite sem forçar. Mantenha essa posição e faça força contraria com o pé (ou seja, o pé fará força para frente e vc tentará impedi-lo de se mover. Mantenha por 20 seg. Na sequencia, sem intervalo, alongue a panturrilha puxando o pé novamente na sua direção, mas desta vez, forçando um pouco

Relacionados

  • Apostila
    15139 palavras | 61 páginas
  • Recursos fisioterapeuticos
    12437 palavras | 50 páginas
  • Senhor
    9902 palavras | 40 páginas