Programa Mais Educação

Páginas: 8 (1879 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014

PROJETO


1 IDENTIFICAÇÃO

Instituições: E.E.B Ana Gondin
Período de realização do projeto: 03/2014/ à 12/12/2014
Envolvidos: Equipe Pedagógica da escola, Coordenador de projetos e A.P.P.


2 TEMA

EDUCAÇÃO INTEGRAL


3 PROBLEMA

TEMPO OCIOSO

A escola, juntamente com a família, é um dos veículos formativos mais importantes para a vida e o desenvolvimento de crianças eadolescentes. Cuja qual deve ser um lugar propício para o estabelecimento de valores morais e padrões de conduta. Estes aspectos quando bem internalizados são considerados fatores de proteção contra o uso de drogas, e, conseqüentemente, contra outros perigos relacionados (como tráfico; violência; agressividade; prática sexual inadequada; doenças transmissíveis; companhias inadequadas; comportamentoinfrator e delinqüente; evasão e fracasso escolar; etc). As estratégias utilizadas pelos pais e pela escola para educar crianças e adolescentes devem, sobretudo, prepará-los para socialização, sendo que esta deveria apresentar-se da maneira mais saudável possível. E o tempo ocioso da criança e do adolescente hoje é um dos grandes problemas que a escola e as famílias enfrentam em seu dia-a-dia, esse acriança não tem nada o que fazer ela fica exposto a estes problemas.


4 JUSTIFICATIVA

O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular1,na perspectiva da Educação Integral. Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira e tira o aluno do tempo ocioso onde ele fica em casa sem nada o que fazer e ficam a mercê as drogas e outros problemassociais.
Este projeto foi escolhido por que vem de encontro à necessidade da comunidade. E os profissionais envolvidos no projeto são pessoas que moram na comunidade e conhecem a realidade dos alunos de nossa escola. Vimos em nossas reuniões com os pais a preocupação deles com seus filhos nos horários em que eles estão fora da escola, pois os pais estão no trabalho e muitas vezes não tem ondedeixar seus filhos.
Além do que foi dito acima a escola oferece ao aluno vários benefícios. No período integral, o aluno tem um horário destinado para realizar as tarefas do dia e para estudar para as provas, sempre com orientação de profissionais especializados. Pais e mães precisam trabalhar fora. E não há como não se culpar por não conseguir acompanhar a vida escolar dos filhos ou proporcionaratividades extracurriculares que também são muito importantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. O período integral supre essas necessidades e deixa os pais tranqüilos para trabalhar o dia inteiro.
Teatro, música, dança...... Qual é o pai que tem tempo de levar e buscar os filhos em todas essas atividades? Isso sem contar o dinheiro extra que precisariam destinar para cadamodalidade diferente. Esta é uma das vantagens do período integral.
É muito mais difícil uma criança que estuda em período integral se envolver com drogas ou ter problemas sociais, pelo simples fato de estarem envolvidas em atividades onde as crianças e adolescentes possam expressar seus sentimentos e vontades e se sentir parte de um grupo onde ele é o protagonista.
É muito importante que acriança desenvolva o hábito de estudo e consiga organizar o tempo para aprender as várias matérias do currículo. Em casa, isso é mais difícil, ainda mais sem os pais para fiscalizar. No ambiente escolar isto lhe é proporcionado a todo o tempo o bom disso é que eles tomam gosto pelo estudo. Apenas pelo fato do aluno conseguir aprender de forma consistente e diferente.
O Programa oferece ao aluno as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa Mais Educação
  • Programa Mais Educação
  • Programa Mais Educação
  • Programa de educação ambiental
  • Programa reengenharia em educação científica
  • Meta do programa mais educação
  • Influência do Programa mais educação
  • Apresentacao Programa de Educacao Previdenciaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!