Programa Mais Educação

Páginas: 6 (1476 palavras) Publicado: 14 de junho de 2013
INTRODUÇÃO:
O Programa Mais Educação, instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e regulamentado pelo Decreto 7.083/10, constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.As escolas das redes públicas de ensino estadual, municipais e do Distrito Federal fazem aadesão ao Programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico;educação ambiental;esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica e constitui-se como estratégia do Ministérioda Educação para indução da construção da agenda de educação integral nas redes estaduais e municipais de ensino que amplia a jornada escolar nas escolas públicas, para no mínimo 7 horas diárias.
O suporte de infraestrutura, espaço físico, material e profissional colocado à disposição do projeto é precário, impedindo que o projeto possa alcançar maior sucesso. Os professores que atuam nasoficinas, não têm o nível de instrução necessário para atuação no Projeto; para o desempenho efetivo das atividades nem sempre os professores recebem treinamento e capacitação adequada para desenvolverem também um projeto educativo; não tem salário, o que recebem parece mais com uma gorjeta. As propostas de atividades para o Programa Mais Educação, precisam passar por um processo de formatação queressalte uma construção conjunta integrando as comunidades e aumentando o índice de participação e da inclusão social. Essa formatação deve considerar, no seu alvo, a cultura local, para que não haja uma tendência a reproduzir as demandas próprias da “indústria cultural”.
Na Escola que foi o objeto do estudo evidenciado neste trabalho, foi possível constatar a presença de obstáculosinstitucionais,na distribuição de recursos, de material e de pessoal para capacitação, sobretudo no que diz respeito à importância do papel da Secretaria de Educação e Cultura – SEDUC, enquanto parceira principal na instalação do Projeto e também enquanto responsável pela proposta pedagógica que dirige as atividades desenvolvidas na comunidade escolar que devem estar compatibilizadas com as atividadesdo Projeto. Com esse olhar múltiplo das diversas áreas ou disciplinas, este estudo procura se apropriar da realidade,revelando as interfaces entre os vários interesses das políticas públicas.






PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO
De acordo com o projeto educativo em curso na escola, são escolhidas seis atividades, a cada ano.Uma destas atividades obrigatoriamente deve compor o macrocampoacompanhamento pedagógico. O detalhamento de cada atividade em termos de ementa e de recursos didático-pedagógicos e financeiros previstos é publicado anualmente em manual específico relativo à Educação Integral, que acompanha a resolução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do FNDE. O caderno Passo a Passo Mais Educação detalha de forma objetiva, dentre outras orientações,o público alvo doPrograma, os profissionais responsáveis, o papel do professor comunitário/professor coordenador, os macrocampos e as atividades. Diferentes experiências pedagógicas indicam o papel central que a escola tem na construção de uma agenda de Educação Integral. O Programa conta, em sua estrutura, com Comitês Metropolitanos ou Regionais, constituídos por representantes das secretarias, gestores escolarese outros parceiros, entre os quais as universidades, e Comitês Locais, formados por sujeitos do Programa Mais Educação na escola e representantes da comunidade escolar. A definição de um paradigma contemporâneo de educação integral entende que o território da educação escolar pode expandir-se para além dos muros da escola, alcançando seu entorno e a cidade em suas múltiplas possibilidades...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa Mais Educação
  • Programa Mais Educação
  • Programa Mais Educação
  • Programa de educação ambiental
  • Programa reengenharia em educação científica
  • Meta do programa mais educação
  • Influência do Programa mais educação
  • Apresentacao Programa de Educacao Previdenciaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!