Programa de teleodontologia da UFMG

2831 palavras 12 páginas
Programa de teleodontologia da UFMG
Rogeli Tiburcio Ribeiro da Cunha Peixoto*, Simone Dutra Lucas** * Doutora em Dentística Restauradora, Professora da Faculdade de
Odontologia da UFMG ** Doutora em Saúde Pública, Professora da Faculdade de
Odontologia da UFMG
Resumo
Introdução: O programa de Teleodontologia da
Faculdade de Odontologia da UFMG teve início em
2005 com o Projeto BH Telessaúde. Atualmente o programa conta também com outros dois: um desenvolvido na Faculdade de Medicina e o outro no Hospital das Clínicas, ambos da UFMG. Objetivo: Aproximar profissionais dos serviços de saúde e alunos do conhecimento produzido na Universidade resultando em aprimoramento das práticas profissionais e ao mesmo tempo diminuindo o número de encaminhamentos de pacientes para distantes centros especializados e promovendo atualização ou mesmo uma segunda opinião aos profissionais. Descrição da atividade:
O programa conta com duas atividades: videoconferências e teleconsultorias. As videoconferências do
BH Telessaúde são realizadas mensalmente e tem duração de uma hora e meia. Na Faculdade de Medicina as videoconferências são quinzenais e levam uma hora. Tanto a Faculdade de Medicina quanto o Hospital das Clínicas realizam teleconsultorias on line e off line. Considerações finais: O projeto de extensão apresenta um série de atividades muito relevantes por propiciar uma atualização permanente à distância através de videoconferêcias e teleconsultorias aos profissionais de saúde e aos estudantes da UFMG. Entretanto, o programa tem uma capacidade de alcance bem maior considerando seu ilimitado potencial. A telemática tem uma relevância social inquestionável à medida que encurta distâncias, estimula a integração dos docentes e discentes com o serviço, amplia o conhecimento e melhora o desempenho dos profissionais da saúde.
Descritores
Telessaúde. Odontologia. Educação.

P

ercebe-se no cenário atual do desenvolvimento tecnológico uma promessa explicita de importantes

Relacionados

  • Analise critica
    503 palavras | 3 páginas
  • Analise Critico
    626 palavras | 3 páginas
  • trabalho de teleodontologia
    592 palavras | 3 páginas
  • Estudo dirigido II – Potenciais de Membrana, Placa Motora e Contração Muscular
    475 palavras | 2 páginas