Programa De Sa De Mental Do Munic Pio De Niter I

5179 palavras 21 páginas
Programa de Saúde Mental do Município de Niterói

1 - Apresentação Geral O Programa de Saúde Mental do Município de Niterói está pautado num conjunto de práticas clinicas, institucionais e políticas que se organiza em consonância com os movimentos da Reforma à Assistência Psiquiátrica, e em congruência com o Programa Nacional de Saúde Mental (Ministério da Saúde), que norteia o tratamento das pessoas que apresentam transtornos mentais.
Como preconiza a Legislação em Saúde Mental, os tratamentos ocorrem preferencialmente nos dispositivos da rede extra-hospitalar que procuram atuar de forma integrada à comunidade, com um enfoque na reabilitação psicossocial. Isto significa dizer que o tratamento se dá com o paciente e na interseção das relações familiares, sociais, culturais e laborativas e, preferencialmente, em articulação com os demais eixos da atenção básica, sobretudo o programa médico de família (PMF).
As internações psiquiátricas são indicadas quando os recursos extra-hospitalares se esgotam em suas potencialidades. Busca-se também que, mesmo no período da internação, mantenha-se uma assistência integral, com atendimentos interdisciplinares, continuidade do contato com a equipe do dispositivo extra-hospitalar (caps/ambulatório ou residência terapêutica), manutenção da atenção à família, alta planejada e direcionada para uma reabilitação psicossocial.
Atualmente temos no Município de Niterói, dois Hospitais Psiquiátricos, dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II), um Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas, um Centro de Atenção Psicossocial Infantil e cinco Ambulatórios de Saúde Mental, tidos como ampliados, porquanto não trabalham estritamente no antigo modelo médico-consultório, mas privilegiando também atividades terapêuticas em grupo e atuação de outros profissionais das mais diversas especialidades. Todos os serviços trabalham de acordo com as diretrizes da acessibilidade universal, integralidade e território.
A lógica

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas