Programa de reeducação alimentar

Páginas: 12 (2891 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
PROGRAMA DE REEDUCAÇÃO DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR


1ª. SESSÃO-ESTRATÉGIA DE ENFRENTAMENTO

• Definição do Programa;
• Definição de Cognitiva Comportamental;
• Compromisso de casa;
• Compulsão alimentar;
• Obesidade

DEFINIÇÃO DO PROGRAMA

O tratamento psicológico de pacientes com sobrepeso deve ser direcionado a sua auto-estima, motivação e mudança de hábitos.
Envolve oestímulo ao autocontrole, para seguir e manter uma dieta alimentar nutritiva, ter bons hábitos alimentares, ser tolerante à fome e ao desejo de comer, fazer da dieta uma prioridade, controlar o stress, abster-se de comer pelo emocional e se manter motivado e apto a alcançar suas metas sem que precise comer para confortar-se.
Através da Terapia Cognitiva Comportamental que se baseia no conceito deque a maneira como a pessoa pensa vai influenciar seus sentimentos e comportamentos é que se desenvolve o treino mental e comportamental adequado que vai influenciar na sua decisão alimentar.
Aprender a pensar de uma forma diferente através do Programa vai modificar seu comportamento alimentar pra sempre e a manutenção de sua dieta será obtida com sucesso.


DEFINIÇÃO DE PSICOTERAPIACOGNITIVA COMPORTAMENTAL

A Psicoterapia Cognitiva Comportamental é uma técnica reeducativa que foi desenvolvida e aprimorada nos últimos vinte anos e que tem apresentado resultados eficazes nos tratamentos de ansiedade, depressão, obesidade, dependência química, tabagismo, stress, distúrbios do sono entre outros distúrbios psicológicos.

Na teoria Cognitiva Comportamental acredita-se queum comportamento disfuncional é aprendido e pode ser modificado.
A cognição é um termo amplo que se refere ao conteúdo dos pensamentos e aos processos envolvidos no ato de pensar. Portanto, são aspectos da cognição as maneiras de perceber e processar as informações, os mecanismos e conteúdos de memórias e lembranças, estratégias e atitudes na resolução de problemas. O que significa que a formacomo um indivíduo vê o mundo, influencia sua maneira de pensar, sentir e agir.





TRATAMENTO PSICOLÓGICO

O tratamento psicológico deve ser direcionado a sua auto-estima, motivação e mudança de hábitos, com o objetivo de obter a adesão aos tratamentos, dietas, exercícios, exames e a prescrições médicas.
Envolve o estímulo ao autocontrole para seguir e manter uma dietanutritiva, ter bons hábitos alimentares, ser tolerante à fome e ao desejo de comer, fazer da dieta uma prioridade, controlar o stress, abster-se de comer pelo emocional e se manter motivada sem que precise comer para confortar-se.
Quando as pessoas aprendem a pensar mais realisticamente, sentem-se melhores e mais aptas a alcançarem suas metas.

IMPORTÂNCIA DO COMPROMISSO DE CASA

Ocompromisso de casa é parte essencial do tratamento, uma vez que constitui o veículo pelo qual as habilidades aprendidas em cada sessão de treinamento podem ser praticadas no ambiente real.
Normalmente, cada sessão começa e termina com uma discussão sobre as tarefas, que são traçadas especificamente para atingir os objetivos da terapia.
A maioria dos novos padrões de comportamento necessitaser praticada repetidamente e em lugares diferentes para que se consiga a eficácia no tratamento.
Comprometer-se em seu próprio tratamento fora das horas de terapia pode ajudá-lo a ver a si mesmo como principal agente de mudança e com isso motivá-lo a agir em benefício do seu próprio interesse.
Transferir o que aprendeu durante a sessão ao mundo exterior, é também uma forma de avaliação queajuda a identificar dificuldades e sucessos.
Portanto, procure efetuar seus compromissos conforme as orientações dadas, para que seu objetivo seja alcançado com maior probabilidade de sucesso.

DEFINIÇÃO DE COMPULSÃO ALIMENTAR
A compulsão alimentar envolve o consumo de uma grande quantidade de comida, de forma incontrolável e de maneira rápida, até o ponto de sentir-se "cheio" ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Reeducação alimentar
  • Reeducação alimentar
  • Reeducação Alimentar
  • Reeducação alimentar
  • Reeducação alimentar
  • Reeducação Alimentar
  • Reeducação alimentar
  • Dieta ou Reeducação alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!