Programa de proteção respiratoria

Páginas: 6 (1473 palavras) Publicado: 31 de julho de 2012
Introdução

O PPR é de vital importância para a saúde e para a vida dos trabalhadores que devam utilizar um respirador. Sua implantação e manutenção é obrigatória conforme determina a Instrução Normativa n. 1 de 11/4/94, da Secretária de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST/Mtb) do Ministério do Trabalho.
 
No controle das doenças ocupacionais provocadas pela inalação de ar contaminado (porexemplo, com poeiras, fumos, névoas, gases e vapores) o objetivo principal deve ser minimizar a contaminação do local de trabalho. Isto deve ser alcançado, tanto quanto possível, pelas medidas de controle coletivo (p. ex. enclausura mento, ventilação local, etc.) Quando as medidas de controle coletivo não são viáveis, ou enquanto estão sendo implantadas ou avaliadas, ou nas situações deemergência, devem ser usados respiradores apropriados, em conformidade com os requisitos contidos no PPR.

Política da empresa

Esta empresa tem como meta primordial assegurar que todos os seus trabalhadores no desempenho de suas atividades tenham suas condições de saúde preservadas.Todos os locais de trabalho onde haja a possibilidade de liberação de contaminantes atmosféricos,tais como:poeiras,fumos,nevoas,neblina,gases e vapores;ou haja potencial para a atmosfera ser deficiente em oxigênio;serão avaliados e os trabalhadores monitorados de tal forma que sejam obtidos dados e informações suficientes para identificar níveis de exposição que possam ser prejudiciais à saúde de trabalhador exposto.
Nos casos em que sejam identificados tais riscos esta política estabelece que devem serimplantado,um ou mais dos seguintes métodos de controle,de acordo com a hierarquia abaixo:
1) Substituição das matérias-primas utilizadas por substâncias que sejam comprovadamente menos tóxicas;
2) Alteração no processo produtivo de forma a eliminar ou reduzir esta exposição a níveis aceitáveis. · isolamento do trabalhador ou do processo produtivo de modo a diminuir ou eliminar a exposição ;implantação de sistemas de ventilação ambiental ou local exautora para diminuição da concentração dos contaminastes;
3) Adoção do uso de equipamento individual de proteção respiratória, de acordo com os critérios técnicos e administrativos estabelecido neste documento.



O que é?

Programa de proteção respiratória(PPR),conforme a instrução normativa da portaria 3214/78 do MTE.
O programa deproteção respiratória serve para que o empresário tenha certeza de que o seu funcionário esta saudável hoje e que continuara no futuro também.
E obrigatório para as empresas em que temos trabalhadores em ambientes com material em suspensão(aerodispersoides) e considerados prejudiciais a saúde.





Objetivo:
Manter o controle para o correto uso de protetores das viasaéreas(respiratórias), e dos funcionários envolvidos em ambientes contendo elementos em suspensão(aerodispersóides,névoas,fumos,radionuclídeos,neblina,fumaça,vapores,gases)que provoquem danos as vias aéreas (pulmão,traquéia,fossas nasais e faringe).
Utilizam-se protetores quando ocorrem emergências,quando medidas de controle coletivo não são viáveis,ou enquanto não estão sendo implantadas ou estão emfase de implantação.

Responsabilidade:
O administrador da empresa é o principal responsável por tudo que ocorrer dentro da mesma,seja por culpa(contratual,extracontratual ou aquilina),dolo,imprudência ou negligencia.
E o administrador que poderá realizar alterações no programa de proteção respiratória.
O engenheiro do trabalho,medico do trabalho ou o técnico de segurança do trabalho seconstituem aos responsáveis pelo acompanhamento das atividades e sua implantação efetiva.
De acordo com a portaria numero 1 de 11 abril de 1944,emitido pelo ministério do trabalho,cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre o uso de EPR,todo empregador devera adotar um conjunto de medidas de proteção eletivas implementadas,ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa de Proteção Respiratória
  • Programa de proteção respiratoria
  • Programa de proteção respiratoria
  • A importancia do programa de proteção respiratoria
  • Ppr
  • Programa de proteção respiratória
  • PPR
  • Ppr programa de proteçao respiratoria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!