Programa de proteção respiratoria

Páginas: 20 (4841 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
PROGRAMA DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA


CAPITULO I - OBJETIVO E RESPONSABILIDADES


1.1- PREÂMBULO
De acordo com a Portaria número 1 de 11 de Abril de 1994, emitida pelo Ministério do Trabalho, cujo conteúdo estabelece um regulamento técnico sobre uso de equipamentos de proteçãorespiratória, todo empregador deverá adotar um conjunto de medidas com a finalidade de adequar a utilização de equipamentos de proteção respiratória - EPR, quando necessário para complementar as medidas de proteção eletivas implementadas, ou com a finalidade de garantir uma completa proteção ao trabalhador contra os riscos existentes nos ambientes de trabalho.


1.2- OBJETIVO DO PROGRAMA
Asempresas Rio Deserto têm como meta primordial assegurar que todos os seus trabalhadores. no desempenho de suas atividades profissionais tenham suas condições de saúde preservadas. Todos os locais de trabalho onde haja a possibilidade de liberação de contaminantes atmosféricos, tais como: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases e vapores; ou haja potencial para a atmosfera ser deficiente em Oxigênio;serão avaliados e os trabalhadores monitorados de tal forma que sejam obtidos dados e informações suficientes para identificar níveis de exposição que possam por em risco à saúde de trabalhador exposto.


1.3 - RESPONSABlLIDADES:

1.3.1- Diretoria das Empresa
É responsabilidade da Diretoria da Empresa, indicar os responsáveis nas unidades pela implementação eficaz do Programa deProteção Respiratória EPR, assim como fiscalizar a sua efetivação.

1.3.2-Gerência e Supervisão/Engenharia
É responsabilidade da Gerência / Supervisão de cada unidade, a analise das atividades e ambientes propondo e implementando as medidas para manter o risco por exposição aos agentes atmosféricos a nível aceitável e assegurar que todas as pessoas sob seu controle estão informadas sobre osriscos, conseqüências e as medidas para minimizar a exposição aos contaminantes atmosféricos, e quando houver a necessidade do uso de EPR para execução das atividades que sejam tais equipamentos utilizados conforme determina o PPR Programa de Proteção Respiratória. Devem ainda assegurar que seus subordinados sigam rigorosamente todas as determinações do programa de proteção respiratória, incluindoinspeção e manutenção dos respiradores.

1.3.3 – Supervisão/Chefe de equipe.
É responsabilidade da Supervisão fiscalizar e manter em perfeito funcionamento os equipamentos de proteção coletiva tipo; tapumes, exautores, captadores de poeira e gazes, e demais equipamentos de forma a gerarem menos poeira possíveis, estabelecendo medidas disciplinares para aqueles que não atenderem estasdeterminações. Quando houver a necessidade do uso de EPR ( equipamento de uso individual), para execução das atividades de seus suportinados, que sejam tais equipamentos utilizados conforme determina o PPR Programa de Proteção Respiratória. Devem ainda assegurar que seus subordinados sigam rigorosamente todas as determinações do programa de proteção respiratória, incluindo inspeção e manutençãodos respiradores.

1.3.4- Usuários de respiradores
É de responsabilidade dos trabalhadores das unidades, conservar em perfeito funcionamento os equipamentos de proteção coletiva tipo; tapumes, exautores e captadores de poeira e gazes, manter os equipamentos a sua disposição de forma a gerarem menos poeira possíveis e cumprindo as determinações de seus supervisores direto relativo àproteção respiratória alem das demais. Quando sua atividade necessite o uso de EPR’s, (equipamento de proteção respiradora), que utilizem corretamente o respirador indicado, seguindo as instruções fornecidas durante a instrução. É também sua responsabilidade a manutenção, guarda e limpeza do equipamento, mantendo-o sempre em boas condições de uso. A Empresa Rio Deserto proverá os meios para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programa de Proteção Respiratória
  • Programa de proteção respiratoria
  • Programa de proteção respiratoria
  • A importancia do programa de proteção respiratoria
  • Ppr
  • Programa de proteção respiratoria
  • Programa de proteção respiratória
  • PPR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!