Programa de intervenção social no contexto da educação infantil

Páginas: 13 (3096 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
PROGRAMA DE INTERVENÇÃO SOCIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Responsável: Paula Monteiro de Santana – Assistente Social - CRESS 9659.

Dados do programa:

I – Identificação:
1.1 – Nome: Programa de Intervenção Social no Contexto Educacional
1.2 Endereço: Rua Cristália 845, Bairro Chácara Santo Antonio – Betim – MG.
II - INTRODUÇÃO:
Com a educação, o homem se instrumentalizaculturalmente, capacitando-se para transformações tanto materiais como espirituais. A educação é o cerne do desenvolvimento social, sem ela, até mesmo as sociedades mais avançadas retornariam ao estado primitivo em pouco tempo. Depende-se dela para formar assistentes sociais, psicólogos, médicos, engenheiros, cientistas, professores e tantos outros profissionais, além de oferecer uma base de conhecimentopara todas as pessoas.
A educação coincide com a própria existência humana e suas origens se confundem com a origem do próprio homem. Estudar a educação é também compreender que a instituição educacional, muitas vezes, não tem poder de modificar o que está estabelecido - a estrutura social.
A instituição educacional tem como papel diante da sociedade propiciar ações para a efetivação dosdireitos sociais. Dentro deste contexto, o setor educacional tem hoje o papel de possibilitar e de oferecer alternativas para que as pessoas que estejam excluídas do sistema possam ter oportunidade de se reintegrar através da participação, bem como da luta pela universalidade de direitos sociais e do resgate da cidadania.
Diante dos graves problemas da sociedade, como: desemprego, desvalorizaçãoprofissional, violência e modificações das relações familiares, há uma desestruturação no ambiente escolar. O Serviço Social frente a este contexto poderá identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que atingem o campo educacional no contexto atual, e terá como ponto inicial e como grande desafio, o trabalho interdisciplinar.
A seguir abordar-se-á sobre a trajetória da políticaeducacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), situando-se a atual situação da educação no Brasil, e a possível contribuição do assistente social nesse contexto. Também sinaliza-se sobre a perspectiva do Serviço Social Escolar na rede pública e privada, finalizando-se com as considerações finais a cerca da temática.
IV - O SERVIÇO SOCIAL NO ESPAÇO EDUCACIONAL:
No atual contexto brasileiro,nota-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento dos alunos, tendo-se como um dos grandes desafios à melhoria de sua qualidade.
Martins (1999) afirma que nos últimos anos, apesar do esforço, do investimento técnico pedagógico nas escolas, as incidências dos fatos revelam o fracasso escolar, a violência presente no interior das famílias,demonstrada através dos reflexos das questões sociais, os quais estão cada dia mais interiorizados na realidade escolar, conseqüentemente dificultando o cumprimento da sua finalidade maior enquanto instituição educacional, que é a de contribuir na formação da cidadania dos brasileiros.
No livro elaborado pelo Conselho Federal de Serviço Social, o CFESS (2001), encontramos dados estatísticos, osquais revelam que cerca de 36 milhões de pessoas vivem nas cidades abaixo da linha da pobreza absoluta, e que o nosso país ocupa o último lugar nos relatórios da ONU, o qual enfoca a questão social. O Brasil continua sendo um país jovem, marcado pela desigualdade de renda e de oportunidades de vida digna para muitos. As condições precárias de vida atingem particularmente as crianças nos seusprimeiros anos de vida, considerados cruciais para o desenvolvimento humano. Os indicadores socioeconômicos revelam parte da complexidade deste quadro. Há muito a se aprender sobre as famílias que sobrevivem com poucos recursos e enormes dificuldades para atender as necessidades básicas dos filhos, sobretudo na primeira infância.
Com a perspectiva de incluir aqueles que se encontram em processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A política de assistência social no contexto da educação infantil.
  • Diagnostico e Intervenção em Programas Sociais
  • A intervenção do psicologo em contextos de educação
  • projeto de intervenção na educação infantil
  • Projeto de intervenção da educação infantil
  • projeto de intervenção educação infantil
  • Intervenção pedagógica na educação infantil
  • Intervenção na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!