Programa Cultura Viva

Páginas: 5 (1152 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Programa Cultura Viva
A Cultura Viva surgiu para estimular e fortalecer no país rede de criação e gestão cultural, tendo como base os Pontos de Cultura.
A Cultura viva era formada por cinco ações: Pontos de Cultura (convênios), Escola Viva, Griôs, Cultura Digital, Cultura e Saúde, sendo todas as atividades vinculadas aos Pontos de Cultura.
Com a evolução do Programa, a Cultura Vivaamplia-se e envolve novos focos de apoio a parcerias. Para dar forma a esta dinâmica, o Minc previa a concessão de prêmios e bolsas por meio de editais- sempre atrelados ás necessidades e ao desenvolvimento dos Pontos de Cultura. São eles:Prêmio Cultura Viva, Prêmio Agente Escola Viva, Prêmio Agente Cultura Viva, Prêmio Intercâmbio Cultura Ponto a Ponto, Prêmio Cultura e Saúde, Prêmio Cultura e Saúde,Prêmio Tuxaua, Prêmio Interações Estéticas.
A proximidade conceitual entre os Programas Cultura Viva e Brasil Plural levou o Ministério da Cultura a iniciar o redesenho do programa Cultura Viva em 2011. A proposta é a integração definitiva entre os dois programas.
Atualmente, um fator relevante para o aperfeiçoamento do Programa foi o estabelecimento de parceria com o Instituto de PesquisaEconômica Aplicada (IPEA), com vistas á realização de pesquisas para subsidiar, institucionalizar e aprimorar as ações de continuidade da política em curso.
Em 2010, o Ipea publicou o livro Cultua Viva: Avaliação do programa- arte, educação e cidadania, que teve por objetivo apresentar os resultados do processo de avaliação, coordenado pelo Instituto no decorrer dos anos 2007 e 2008, do Programa CulturaViva. O trabalho consolida informações provenientes de um conjunto de instrumentos da pesquisa avaliativa: o modelo lógico(ML), o grupo focal, aplicação de questionário e a observação de campo.
Cultura Viva: as práticas dos pontos e pontões- Cerca de 100 pontos de cultura foram instrumento de pesquisa dirigida pelo IPEA. Com base em seus resultados.
Pontos de Cultura: olhares sobre oPrograma Cultura Viva- Apresentação de parte das análises produzidas recentemente sobre o tema das políticas culturais que estavam dispersas em forma de dissertações de mestrado, teses de doutorado, relatórios de pesquisa e artigos.
O cronograma de eventos relacionados ao redesenho de Programa Cultura Viva é dinâmico, portanto, podem ocorrer alterações no agendamento das datas.
A transparência nagestão de recursos públicos e compromisso de sempre prestar contas á sociedade são os principais motivos que levam o Governo Federal a estar presente com suas marcas em toda ação, produto ou evento por ele patrocinado.
Assim, a obrigatoriedade do uso da marca do Governo Federal nas ações patrocinadas por órgãos e entidades vinculados ao Poder Executivo Federal está disciplinada na Instrução Normativanº 01, de 08 de maio 2009.
Pontos de Cultura
O Ponto de Cultura é a ação é ação prioritária do Programa Cultura Viva e articula todas as demais ações do Programa Cultura Viva. Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o Ministério da Cultura (MinC), por meio de seleção por editais públicos, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionaras ações que já existem nas comunidades. Atualmente , existe mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país e, diante do desenvolvimento do Programa, o MinC decidiu criar mecanismos de articulação entre os diversos Pontos, as Redes de Pontos de Cultura e os pontões de Cultura.
O ponto de Cultura não tem um modelo único, nem de instalações físicas, nem de programação ou atividade. Um aspectocomum a todos é a transversalidade da cultura e a gestão compartilhada entre poder público e a comunidade. Para se tornar um Ponto de cultura é preciso participar da seleção por meio de edital público- até hoje a Secretaria de programas e Projetos Culturais do MInC, que coordena o Programa Cultura Viva, já emitiu quatro editais.
O papel do ministério da Cultura é o de agregar recursos e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura viva
  • Programa viva mulher
  • programa viva mulher
  • Programa viva volei
  • Programa Mais Cultura
  • Programas de baixo cultura
  • Entrevista da psicóloga Regina Brandão ao programa Roda Viva
  • Roteiro de programa de rádio voltado para valorização da cultura amazônida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!