PROGRAMA BRASILA LFABETIZADO

288 palavras 2 páginas
O programa de alfabetização para jovens e adultos, o Brasil Alfabetizado (SECADI/MEC) consiste na formação de alfabetizadores que assumem o compromisso de constituir núcleos de alfabetização nas comunidades em que atuam. Considerando a realidade do alfabetizando como ponto de partida do processo educativo, a metodologia do Programa é concebida na prática da leitura do mundo, como afirma Paulo Freire.
Para garantir o acesso e a permanência dos jovens e adultos nos processos educativos, o Programa Brasil Alfabetizado se apresenta como uma política pública que, por ser contínua, visa à continuidade dos estudos dos recém-alfabetizados. Nesse sentido, supera o caráter de campanha comumente associado às iniciativas de alfabetização de jovens e adultos, adotando uma visão clara de política pública integrada ao esforço educacional do País, uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade.
Dentre os objetivos do Programa Brasil Alfabetizado destacam-se:
a) universalização da alfabetização de jovens e adultos de 15 ( quinze) anos ou mais, adultos e idosos;
b) promover com qualidade o acesso à educação de jovens, adultos e idosos e sua continuidade no processo educativo;
c) mobilizar gestores estaduais e municipais para ampliar a oferta de Educação de Jovens e Adultos – EJA;
d) qualificar a oferta de alfabetização para jovens, adultos e idosos por meio da implementação de políticas de formação, de distribuição de materiais didáticos e literários, de incentivo à leitura e de financiamento.
e) criar oportunidade de alfabetização a todos os jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso ou permanência no ensino fundamental;
.

Relacionados