Programa 5s
Esse trabalho surgiu devido à observação de uma necessidade constante de melhoria dentro do ambiente de trabalho e do mercado em que a organização atua.
A implantação do programa 5s gera impactos positivos na qualidade do produto, na segurança do trabalho, na produtividade e na utilização adequada da área ocupada dentro da organização. Além disso, proporcionará aos colaboradores sentirem-se engajados dentro do melhoramento do contexto laboral.
O programa só será realmente eficaz quando alcançada a mudança comportamental das pessoas.
1. História do 5s
1.1 Origens do 5s
O 5s foi criado no Japão após a segunda guerra mundial entre as décadas de 50 e 60 quando a nação passava por uma crise financeira. O país precisava reestruturar-se, organizar as indústrias e melhorar sua produtividade para assim se recolocar no mercado mundial.
No Brasil a tradução dos cinco conceitos Seiri, Seiton, Seiso, seiketsu, Shitsuke foram adaptados a nossa língua colocando-se a expressão senso de antes de cada palavra, com essa adaptação conseguiu-se repassar a verdadeira essência do 5s. Sendo eles:
1º S Seiri (senso de utilização)
2º S Seiton (Senso de arrumação)
3º S Seiso (Senso de limpeza)
4º S Seiketsu (Senso de saúde e higiene)
5º S Shitsuke (Senso de autodisciplina)
A implantação no Brasil ocorreu em 1991 pela Fundação Cristiano Ottoni.
1.2 O 5S e a organização do trabalho
A disciplina do 5s é um elemento fundamental no desenvolvimento de uma gestão da qualidade total eficiente.
O 5s implantado corretamente melhora a qualidade, diminui custos, melhora a segurança no trabalho, a relação entre empresa e cliente e permite uma atuação de qualidade no mercado.
Ele pode ser facilmente aplicado em qualquer tipo de instituição e órgãos, até mesmo