Programa águas do rio são francisco: uma análise de um projeto interdisciplinar

Páginas: 7 (1663 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
IV Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe - 23 a 25 de março de 2011, Aracaju-SE

Programa Águas do Rio São Francisco: Uma análise de um projeto interdisciplinar.
Cristyano Ayres Machado ; Antenor de Aguiar Oliveira Netto Ariosvaldo Antônio Tadeu Lucas , Inajá 4 5 Francisco de Sousa , & Marinoé Gonzaga da Silva.
1 2 3

RESUMO: A bacia hidrográfica do rio São Francisco é importante para opaís pelo potencial hídrico passível de aproveitamento e por sua contribuição econômica para a região. Esta Bacia abrange 639.219 km2 de área de drenagem, tem 2.700 km de extensão. A situação atual da bacia apresenta alguns desafios principais pertinentes. Os recursos naturais devem ser utilizados de forma a não comprometer as atuais condições do equilíbrio planetário e gerações futuras. Esteartigo propôs-se á relatar um pouco sobre a gestão dos recursos hídricos, fundamentado nos resultados do Programa Águas do São Francisco que busca promover e capacitar profissionais para a compreensão e incorporação dos conhecimentos de diversas áreas sobre água e propor meios didáticos para que se dissemine este conhecimento, ofertando os meios legais para que ocorra uma gestão integrada dos recursoshídricos e do meio ambiente do baixo São Francisco. Conclui-se através da análise do material produzido nesse projeto para que o gerenciamento de recursos hídricos aconteça a partir da bacia hidrográfica, sendo mais eficaz à medida que se incorpora a participação de usuários, pessoas ligadas ao comitê de bacias, com promoção de políticas públicas e treinamento de gerentes com uma visão amplatecnológica de problemas sociais e econômicos.
Palavras-chave: Água, Recursos Hídricos, São Francisco.

INTRODUÇÃO O Programa Águas do São Francisco tem como objetivo primordial, capacitar profissionais para a compreensão e incorporação dos conhecimentos de diversas áreas sobre água e propor meios didáticos para que se dissemine este conhecimento, ofertando os meios legais para que ocorra umagestão integrada dos recursos hídricos e do meio ambiente do baixo São Francisco. Este programa foi dividido em dez cursos que aconteceu o primeiro em 2009 e os próximos acontecerão até 2011, onde se pretende sensibilizar os governos locais, preparar profissionais de diversas áreas para a gestão dos recursos naturais do São Francisco. Os recursos naturais devem ser utilizados de forma a não comprometeras atuais condições do equilíbrio planetário e gerações futuras, pode-se evidenciar que para a manutenção desse desenvolvimento sustentável nos níveis local e regional, são necessários que sejam preservados os recursos hídricos tanto em quantidade como em qualidade. (NETO, 2009) O gerenciamento integrado de recursos hídricos é uma das soluções propostas no final da década de 1980 e decorre daincapacidade de construir um processo dinâmico e interativo somente com uma visão parcial e exclusivamente tecnológica. O planejamento integrado deve desenvolver um conjunto de ações de planejamento, políticas públicas, tecnológicas e de educação a fim de promover um processo de longo prazo que conte com a participação de usuários, autoridades, cientistas e do público em geral, além das organizações eo uso e serviços dos ecossistemas aquáticos exigem ampla e completa análise e avaliação em um contexto local, regional e global (Rosengrant, 1996 apud Neto, 2009).
1

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente, UFS, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, SE, CEP: 49100-000, ayres@ufs.br; (Apresentador do trabalho); 2 Professor, PRODEMA, Universidade Federal deSergipe, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, SE, CEP: 49100-000, antenorufs@gmail.com; 3 Professor, PRODEMA, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, SE, CEP: 49100-000,; aatlucas@ibest.com.br 4 Professor, PRODEMA, Universidade Federal de Sergipe, Avenida Marechal Rondon, s/n, Jardim Rosa Elze, São Cristóvão, SE,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projetos
  • Transposição das águas do rio são francisco
  • A Transposição das Águas do Rio São Francisco
  • Análise do monitoramento da qualidade da água na Bacia do Rio São Francisco
  • Rio são francisco
  • Transposição do rio são francisco
  • Rio Sao Francisco
  • Transposição do Rio são Francisco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!