PRogramação

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014



Linguagem de Programação

Uma linguagem de programação é um método padronizado para expressar instruções para um computador, ou seja, é um conjunto de regras sintáticas e semânticas usadas para definir um programa de computador. Uma linguagem permite que um programador especifique precisamente sobre quais dados um computador vai atuar, como estes dados serão armazenados ou transmitidos equais ações devem ser tomadas sob várias circunstâncias.
Informalmente, uma linguagem de programação pode ser definida como sendo um conjunto limitado de instruções (vocabulário), associado a um conjunto de regras (sintaxe) que define como as instruções podem ser associadas, ou seja, como se pode compor os programas para a resolução de um determinado problema.
Ao longo dos anos, foramdesenvolvidas (e continuam sendo) uma grande quantidade de linguagens de programação, algumas de uso mais geral e outras concebidas para áreas de aplicação específicas.


Níveis de Linguagens de Programação

As linguagens de programação podem ser classificadas em níveis de linguagens, sendo que os níveis mais baixos são mais próximas da linguagem interpretada pelo processador e mais distante daslinguagens naturais.


Linguagem de Máquina

Lembrando que o computador corresponde basicamente a um conjunto de circuitos, a sua operação é controlada através de programas escritos numa forma bastante primitiva, baseada no sistema binário de numeração tanto para a representação dos dados quanto das operações. A esta forma de representação dos programas, é dado o nome de linguagem de máquina,em razão de ser a forma compreendida e executada pelo hardware do sistema. As instruções de linguagem de máquina são representadas por códigos que correspondem palavras binárias cuja extensão pode variar de 8 a 64 bits.
Dependendo da operação considerada, o código de uma instrução pode simbolizar a operação a ser executada e os dados envolvidos na operação (ou uma referência à localização dosdados). Por uma questão de custo a nível do hardware, as operações representadas pelas instruções de linguagem de máquina são bastante elementares, como por exemplo, a transferência de dados entre memória e registro da CPU, a adição de dois valores, o teste de igualdade entre dois valores, etc. A linguagem de máquina é impraticável para escrita ou leitura. É inviável escrever ou ler um programacodificado na forma de uma string de bits.


Linguagem Hexadecimal

Para simplificar a compreensão e a programação de computadores, num primeiro tempo foi adotado a notação hexadecimal para representar programas em linguagem de máquina, onde a sequência de bits é representada por números hexadecimais. A linguagem hexadecimal é portanto apenas uma simplificação de notação da linguagem demáquina. Apesar disto, a programação e leitura usando a linguagem hexadecimal continua impraticável.


Linguagem Assembly

Embora seja a linguagem diretamente executável pelos processadores, a programação de aplicações diretamente em linguagem de máquina é impraticável, mesmo representada na notação hexadecimal. Por esta razão, a linguagem de máquina de cada processador é acompanhada de uma versão“legível” da linguagem de máquina que é a chamada linguagem simbólica Assembly. Simbólica pois esta linguagem não é composta de números binários ou hexadecimais como nas duas linguagens anteriores. A linguagem Assembly é na realidade uma versão legível da linguagem de máquina. Ela utiliza palavras abreviadas, chamadas de mnemônicos, indicando a operação.


Linguagem de Alto Nível

Aslinguagens de alto nível são assim denominadas por apresentarem uma sintaxe mais próxima da linguagem natural, fazendo uso de palavras reservadas extraídas do vocabulário corrente (como READ, WRITE, TYPE, etc.) e permitirem a manipulação dos dados nas mais diversas formas (números inteiros, reais, vetores, listas, etc...); enquanto a linguagem Assembly trabalha com bits, bytes, palavras, armazenados...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Programação
  • Programação
  • programação
  • programação
  • Programação
  • Programação
  • programação
  • Programação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!