Programação orientada a objetos

Páginas: 5 (1147 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 4
2.1 OBJETO 4
2.2 CLASSE 4
2.3 HERANÇA 4
2.4 POLIMORFISMO 5
2.5 ENCAPSULAMENTO 6
2.6 CONSTRUTOR 6
2.7 VISIBILIDADE 7
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
INTRODUÇÃO

A Programação Orientada a Objetos modificou a foram de muitos programadores pensarem e criou um novo paradigma no desenvolvimento de aplicativose sistemas. Para muitos o POO é algo difícil de entender e usar. Mostramos neste estudo que não há motivo para tanta “mistificação” do paradigma.

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

1 OBJETO

O Objeto é definido neste modelo como um conceito, abstração ou coisa com limites e significados bem definidos para a aplicação em questão. Objetos têm dois propósitos: promover oentendimento do mundo real e suportar uma base prática para uma implementação computacional. Não existe uma maneira “correta” de decompor um problema em objetos; esta decomposição depende do julgamento do projetista e da natureza do problema. Todos os objetos têm identidade própria e são distinguíveis.

2 CLASSE

Uma classe de objetos é um grupo de objetos com atributos similares, operações similaresrelacionamentos comuns com outros objetos e uma semântica comum. Um exemplo de classe seria Pessoa, que possui Nome e Idade, os quais seriam seus atributos, que são valores de dados assumidos por objetos de uma classe. Todo objeto sabe a qual classe ele pertence, sendo a classe de um objeto um atributo implícito a cada objeto. Este conceito é suportado na maior parte das linguagens de programaçãoorientada a objetos, como C++, .NET e Java.

3 HERANÇA

A Herança é quando uma classe possui outra classe como um de seus objetos. Geralmente a classe que vai ser a classe “pai” de outra é uma classe abstrata com métodos abstratos, o que possibilita que a classe “filha” acesse todos os métodos da classe pai, já que esta é um objeto. Um exemplo de herança seriam duas classes,Aluno e Professor, que herdam características comuns da classe Pessoa e ainda possuem características próprias.

4 POLIMORFISMO

O Polimorfismo é a capacidade de dois ou mais objetos de responderem a mesma mensagem, cada um a seu modo. O polimorfismo facilita muito a utilização de Herança. Se não for necessário escrever um método com nome diferente para responder a cadamensagem, o código se torna mais fácil de entender e manter.
Entre os benefícios do polimorfismo podemos citar a legibilidade do código e o seu tamanho, pois visto que há o mesmo nome de método para vários objetos o código se mantém mais claro e enxuto, o que facilita a leitura e assimilação do mesmo, consequentemente gerando um código menor e elegante.
Uma Prática muitoutilizada no polimorfismo é o “overload” de parâmetros, onde temos numa classe vários métodos com o mesmo nome, porém diferentes em seus tipos e quantidades de parâmetros utilizados. Isso nos possibilita chamar o mesmo método diversas vezes, onde a se sabe a diferença pelos tipos ou quantidades de parâmetros informados. Tal situação nos cria uma nova gama de possibilidades, visto a diversidade deformas de utilização de um mesmo método.

5 ENCAPSULAMENTO

Encapsulação, também referido como esconder informação, consiste em separar os aspectos externos de um objeto, os quais são acessíveis a outros objetos, dos detalhes internos de implementação do objeto, os quais permanecem escondidos dos outros objetos. O uso de encapsulação evita que um programa torne-se tão interdependente que umapequena mudança tenha grandes efeitos colaterais.
O uso de encapsulação permite que a implementação de um objeto possa ser modificada sem afetar as aplicações que usam este objeto. Motivos para modificar a implementação de um objeto podem ser, por exemplo, melhoria de desempenho, correção de erros e mudança de plataforma de execução.
Assim como abstração, o conceito de encapsulação não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
  • Programação Orientada a Objetos
  • Programação Orientada a Objeto
  • Programação orientada a objetos
  • Programação orientada a objeto
  • Programação orientada a objeto
  • Programação orientada a objetos
  • Programação orientada a objetos com .net

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!