Programação Orientada a Objetos - Conceitos

Páginas: 8 (1826 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

Objetos

Um objeto, na vida real, é qualquer coisa a qual pudermos dar um nome. Podemos dizer que um objeto é algo quem tem características, ações, possui comportamento, uma identidade, distingui-se um do outro. Um objeto, em programação orientada a objetos, é uma instância (ou seja, um exemplar) de uma classe. Um objeto é capaz de armazenar estados através deseus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos.


Classes

Uma classe é uma abstração que define um tipo de objeto e o que objetos deste determinado tipo têm dentro deles (seus atributos) e também define que tipo de ações esse tipo de objeto é capaz de realizar (métodos).
Note que uma Classe não tem vida, é só um conceito.Mas os Objetos (animais, serem humanos, pássaros, etc.) possuem vida.
O seu cachorro rex é um Objeto (ou instância) da classe Cachorro. A classe Cachorro não pode latir, não pode fazer xixi no poste, ela apenas especifica e define o que é um cachorro. Mas Objetos do tipo Cachorro, estes sim podem latir, enterrar ossos, ter um nome próprio, etc.


Abstração

Por exemplo, imaginamos a abstraçãoreferente à classe Animais. Há várias entidades na classe Animais como Anfíbios, Répteis e Mamíferos que são também subclasses da classe Animais, onde há objetos que contêm cada subclasse como Ser-humano, Jacaré e outros.
Uma classe abstrata é desenvolvida para representar entidades e conceitos abstratos. A classe abstrata é sempre uma superclasse que não possui instâncias. Ela define um modelo(template) para uma funcionalidade e fornece uma implementação incompleta - a parte genérica dessa funcionalidade - que é compartilhada por um grupo de classes derivadas. Cada uma das classes derivadas, completa a funcionalidade da classe abstrata adicionando um comportamento específico.


Atributos

Atributos são características de um objeto. Basicamente a estrutura de dados que vairepresentar a classe. Exemplos: um objeto da classe "Funcionário" teria como atributos "nome", "endereço", "telefone", "CPF", etc.
O conjunto de valores dos atributos de um determinado objeto é chamado de estado.
Os Atributos são os elementos que definem a estrutura de uma Classe. Os atributos também são conhecidos como variáveis de classe, e podem ser divididos em dois tipos básicos: atributos deinstância e de classe. Os valores dos atributos de instância determinam o estado de cada objeto. Um atributo de classe possui um estado que é compartilhado por todos os objetos de uma classe. Atributos de classe podem ser chamados também de atributos estáticos ou constantes.
Um atributo é um dado para o qual cada objeto tem seu próprio valor.
Atributos é, basicamente, a estrutura de dados que vairepresentar a classe.


Propriedades

Enquanto os Atributos são variáveis que guardam os valores das propriedades, as propriedades são as qualidades de nossas classes visíveis ao mundo externo.


Métodos

Um método nada mais é que o equivalente a um procedimento ou função, com a restrição que ele manipula apenas suas variáveis locais e os atributos que foram definidos para a classe.
Ummétodo é uma sub-rotina que é executada por um objeto ao receber uma mensagem. Os métodos determinam o comportamento dos objetos de uma classe e são análogos a funções ou procedimentos da programação estruturada. O envio de mensagens (chamada de métodos) pode alterar o estado de um objeto.

Métodos Sobrecarregados

A sobrecarga de método permite a existência de vários métodos de mesmo nome, porémcom assinaturas levemente diferentes ou seja variando no número , tipo de argumentos , no valor de retorno e até variáveis diferentes. Ficará a cargo de o compilador escolher de acordo com as listas de argumentos os procedimentos ou métodos a serem executados. A importância de permitir a sobrecarga de métodos não reside em uma mera conveniência para evitar que se tenha que escolher e usar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Desenvolvimento de software utilizando conceitos de programação orientada a objetos”
  • Desenvolvimento de software utilizando conceitos de programação orientada a objetos
  • programação orientada a objeto
  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
  • Programação Orientada a Objetos
  • Programação Orientada a Objeto
  • Programação orientada a objetos
  • Programação orientada a objeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!