Programação Orientada a Objeto

Páginas: 15 (3502 palavras) Publicado: 30 de maio de 2014
Sumário

INTRODUÇÃO 2
1. FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS 3
1.1 - Classes 3
1.2 - Objetos 5
1.3 - Herança 7
1.4 - Polimorfismo 8
2. PRINCÍPIOS DA PROGRAMAÇÃO NA LINGUAGEM JAVA 9
2.1 - Tipos primitivos 9
3. EXPRESSÕES 12
3.1 - Expressões retornando valores numéricos 12
3.2 - Expressões retornando valores booleanos 13
4. CLASSES EM JAVA 16
4.1 - Pacotes 16
4.2 -Definição de class em Java 17
4.3 - O método main 20
5. Referência Bibliográfica 23
6. Figuras (Anexos) 24
Imagem 01 24
Imagem 02 24
Imagem 03 25



INTRODUÇÃO

Neste trabalho irei apresentar os conceitos básicos que permeiam o uso das técnicas de orientação a objetos na programação, sempre utilizando a linguagem Java como motivador.

Objetos são instâncias de classes, que determinamqual informação um objeto contém e como ele pode manipulá-la.

Um dos grandes diferenciais da programação orientada a objetos em relação a outros paradigmas de programação que também permitem a definição de estruturas e operações sobre essas estruturas está no conceito de herança, mecanismo através do qual definições existentes podem ser facilmente estendidas. Juntamente com a herança deve serenfatizada a importância do polimorfismo, que permite selecionar funcionalidades que um programa irá utilizar de forma dinâmica, durante sua execução.
1. FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS

1.1 - Classes

A definição de classes e seus inter-relacionamentos é o principal resultado da etapa de projeto de software. Em geral, esse resultado é expresso em termos de alguma linguagem demodelagem, tal como UML.

Uma classe é um gabarito para a definição de objetos. Através da definição de uma classe, descreve-se que propriedades — ou atributos — o objeto terá.

Além da especificação de atributos, a definição de uma classe descreve também qual o comportamento de objetos da classe, ou seja, que funcionalidades podem ser aplicadas a objetos da classe. Essas funcionalidades sãodescritas através de métodos. Um método nada mais é que o equivalente a um procedimento ou função, com a restrição que ele manipula apenas suas variáveis locais e os atributos que foram definidos para a classe.

Uma vez que estejam definidas quais serão as classes que irão compor uma aplicação, assim como qual deve ser sua estrutura interna e comportamento, é possível criar essas classes em Java.Na Unified Modeling Language (UML), a representação para uma classe no diagrama de classes étipicamente expressa na forma gráfica, como mostrado na Figura 1.1.

Como se observa nessa figura, a especificação de uma classe é composta por três regiões: o nome da classe, o conjunto de atributos da classe e o conjunto de métodos da classe.
NomeClasse

visibilidade nomeAtributo : tipo = valordefault
visibilidade nomeAtributo : tipo = valor default

visibilidade nomeMétodo(listaArgumentos) : tipoRetorno


visibilidade nomeMétodo(listaArgumentos) : tipoRetorno


Figura 1.1: Uma classe em UML.



O nome da classe é um identificador para a classe, que permite referenciá-la posteriormente — por exemplo, no momento da criação de um objeto.

O conjunto de atributos descreve aspropriedades da classe. Cada atributo é identificado por um nome e tem um tipo associado. Em uma linguagem de programação orientada a objetos pura, o tipo é o nome de uma classe. Na prática, a maior parte das linguagens de programação orientada a objetos oferecem um grupo de tipos primitivos, como inteiro, real e caráter, que podem ser usados na descrição de atributos. O atributo pode ainda terum valor_default opcional, que especifica um valor inicial para o atributo.

Os métodos definem as funcionalidades da classe, ou seja, o que será possível fazer com objetos dessa classe. Cada método é especificado por uma assinatura, composta por um identificador para o método (o nome do método), o tipo para o valor de retorno e sua lista de argumentos, sendo cada argumento identificado por seu...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
  • Programação Orientada a Objetos
  • Programação orientada a objetos
  • Programação orientada a objeto
  • Programação orientada a objeto
  • Programação orientada a objetos
  • Programação orientada a objetos
  • Programação orientada a objetos com .net

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!