PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA 2 ETAPA 1

Páginas: 7 (1629 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
FACULDADE ANHANGUERA DE LIMEIRA













ATPS - PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA II





CAPÍTULO 1 - FUNÇÕES
PASSAGEM DE PARÂMETRO POR VALOR E REFERÊNCIA














Sumário



















1 Introdução
Nessa atividade serão apresentadas algumas função que utilizamos ao programar na linguagem C, iremos explicar como podemosutilizá-las de modo adequado dar alguns exemplos para melhor entendimento. Explicando os conceitos estudados a respeito de funções, passagem de parâmetro por valor e passagem de parâmetro por referência entre outras coisas.


2 Funções
Uma função nada mais do que um conjunto de instruções desenhada para cumprir uma determinada tarefa e agrupada numa unidade com um nome de referência.
As funçõesdividem grandes ou pequenas tarefas na computação, permite que as pessoas trabalhem sobre o que outras já trabalharam sobre o que outras já fizeram, em vez de partir do nada. Uma das principais razoes para escrever funções e a de permitir que os programadores de C a utilizem em seus programas.
Funções apropriadas podem frequentemente esconder detalhes de operação de partes do programa que nãonecessitam conhecê-las, esclarecendo tudo e facilitando diversas mudanças. Um exemplo disso e usar a função printf() que a utilizamos sem conhecer detalhes de sua programação.
A existência de funções evita que o programador tenha de escrever o mesmo código diversas vezes. Suponhamos que tem em seu programa, um parágrafo em que se calcula o quadrado de um número. Se mais adiante você precisar calcular oquadrado do número novamente, devera escrever o parágrafo novamente. Em vez disso você pode saltar para uma seção do código que calcula o quadrado do número e voltar a mesma posição. Trabalhando assim com uma seção simples do código que pode ser usada repetidas vezes no programa.
Qualquer sequência de instruções que apareça mais de uma vez no programa e uma forte candidata a ser uma função. Ocódigo de uma função e agregado ao programa uma única vez e pode ser executado muitas vezes no decorrer do programa. Ao usar funções o usuário irá reduzir o tamanho do programa. O grande princípio de linguagem estruturada e o de dividir um programa em funções.





2.1 Chamando uma função
Chamar uma função pode ser comparado a contratar uma pessoa para a execução de um trabalho especifico.Algumas vezes a interação com essa pessoa e simples e outras vezes obvio mais complexas.
Por isso solicitamos que o programa desvie o controle e passe a executar as instruções da função e que ao termino do mesmo, volte para a posição seguinte ao qual chamamos.
No exemplo abaixo podemos observar algumas funções.

#include
#include

main()
{
int N ,T;
printf("Digite um numero: " );scanf("%d" ,&N);
T=N+N;
printf("A soma do numero com ele mesmo e: %d. \n" ,T);
system ("pause");
return 0;
}


Varias funções como printf() ,scanf() e system ,são desenvolvidas por programadores e fornecidas ao sistema. Essas funções são agregadas ao nosso programa de linkedicao. Outras funções podem ser escritas por nos mesmos. A sintaxe da instrução de chamada a uma função e amesma tanto para funções escritas por outros programadores como para que escrevemos.








2.2 Funções simples
Um programa pode ter diversas funções das uma quase sempre deve estar presente a função main(). A execução do programa sempre começa com main(), e quando o controle do programa encontra uma instrução que inclui o nome da função, a mesma e chamada.
Vamos tomar como exemplo oprograma abaixo que pede ao usuário dois números e os apresenta nas quatro operações básicas

#include
#include

Int main()
{
float N1 ,N2 ,T1 ,T2 ,T3 ,T4;
printf("\n Digite um numero: ");
scanf("%f" ,N1);
printf("\n Digite outro numero: ");
scanf("%f" ,N2);

T=N1+N2
T=N1-N2
T=N1*N2
T=N1/N2

printf("\n A soma dos números e: " ,T1);
printf("\n A subtração dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atps – laboratório de programação estruturada etapas 1 e 2
  • Atps etapa 1 e 2
  • Trabalho programação estruturada etapas 1 e 2
  • Atps Programação Estruturada Etapa 1 e 2
  • Etapa 1 atps programação estruturada
  • Etapa 1 e 2 programação concorrente
  • ATPS Analise estruturada de Sistemas Etapas 1 e 2
  • ATPS Análise Estruturada de Sistemas Etapa 1 e 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!