Prognosticar e Auto-regulação da Aprendizagen

Páginas: 21 (5175 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2014

Nuro Fernando Daniel







Procrastinação e Auto-regulação da Aprendizagem pelos Estudantes de Biologia na Universidade Pedagógica – Delegação de Niassa






Universidade Pedagógica
Lichinga
2014

Nuro Fernando Daniel






Procrastinação e Auto-regulação da Aprendizagem pelos Estudantes de Biologia na Universidade Pedagógica – Delegação de Niassa

Proposta deProjecto de Pesquisa científica entregue ao departamento de Ciências Naturais e Matemática Curso de Biologia, para elaboração de Monografia científica.
Supervisora: dr. Virgílio Carmenia Cossa



Universidade Pedagógica
Lichinga
2014

Índice


1. Introdução
A procrastinação é comportamento que implica o atraso no início ou término das tarefas ou tomada de decisão.
Desta formadescrevem-se com consequências da procrastinação mais comuns em contexto escolar as seguintes: O adiamento do estudo diário, o atraso na escrita de trabalhos, atraso no estudo para testes e exames e ainda, o não cumprimento de prazos para a sua entrega de trabalhos.
Alega-se que a procrastinação é funcional porque estudar intensamente antes de um teste e exame conduz ao esquecimento. Ademais crença de queo trabalho no último momento cria uma activação extraordinária e que as pessoas funcionam melhor sob pressão é comum. À medida que os prazos das tarefas escolares se aproximam, os procrastinadores tendem a diminuir a procrastinação e aumentam o tempo de estudo. As pessoas não parecem aprender a partir dos incidentes procrastinados e, apesar de tentarem parar, voltam a procrastinar em situaçõessemelhantes. Porem deseja-se que o comportamento procrastinatório seja substituído pela auto-regulação segundo ROSÁRIO (2004, p. 37) “é um processo activo no qual os sujeitos estabelecem os objectivos que norteiam a sua aprendizagem tentando monitorizar, regular e controlar as suas cognições, motivação e comportamentos com o intuito de os alcançar”.
Os estudantes Auto-regulados/as tendem a serdescritos/as como pessoas decididas, estratégicas e persistentes no decurso da aprendizagem. São capazes de utilizar estratégias para alcançar objectivos escolares como a organização e transformação dos conteúdos, a procura de informação, a repetição e a utilização da memória compreensiva.
Apesar da importância dos estudos relacionados com a procrastinação e auto-regulação, este ainda sãoincipientes, neste sentido, o presente estudo visa analisar este tipo de comportamentos nos estudantes do curso de Biologia na Delegação de Niassa.







1.1. Problematização
A procrastinação ou adiamento é um comportamento complexo e comum nas, mas pouco estudado. Alguns estudantes enfrentam a procrastinação devido à falta de gestão de tempo ou técnicas de estudo, stress, ou porque se sentemexcedidos com seus trabalhos ou ainda pelo sentimento de incapacidade de realizar determinada tarefa e, facilidade de distracção, “incapacidade de auto-regulação das actividades”. KLASSEN & KUZUCU, (2009) apud SAMPAIO “et all”,. (2012).
Estudantes procrastinadores nas tarefas académicas apresentam desculpas ou justificações fraudulentas porque os/as professores/as as aceitam sem qualquer tipo decomprovativo.
Diante do quadro teórico descrito surge o seguinte problema de pesquisa:
- Quais as razões que condicionam a procrastinação e a auto-regulação da aprendizagem pelos Estudantes de Biologia na Universidade Pedagógica – Delegação de Niassa?

1.2. Questões de Pesquisa
1. Quais as causas que condicionam a procrastinação e auto-regulação?
2. Quais são os sentimentos ligados aprocrastinação e auto-regulação?
3. Quais são as actividades mais procrastinadas e auto-regulada?
4. Quais as consequências da procrastinação?
1.3. Hipóteses
Para questão 1
H1: Uma das razões que condiciona a procrastinação é, a má gestão de tempo necessário à realização de tarefas.
H2: A procrastinação é condicionada por dificuldades de concentração, ansiedade nas situações de avaliação e falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • auto-regulação da pressão arterial
  • A auto regulação emocional
  • Auto regulação de filtragem glomerular
  • Auto regulação, auto eficácia funcional e disfuncional
  • Como promover a a auto-regulação no processo de supervisão pedagógica
  • Regulação
  • regulaçao
  • regulaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!