Progeto integradori

2135 palavras 9 páginas
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com base nos estudos o trabalho aborda a responsabilidade social que as empresas têm com a sociedade.

(...) responsabilidade social é o grau de obrigações que uma organização assume através de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Refere-se ao grau de eficiência e eficácia que uma organização apresenta no alcance de suas responsabilidades sociais. (Chiavenato 1999, p. 121-122)

A responsabilidade social é de grande importância a qualquer organização seja ela de pequeno, médio ou grande porte, garante qualidade e torna apta a concorrência que hoje é fundamental na conquista de espaço no mercado. A cobrança da sociedade faz com que o investimento social valorize os serviços e produtos produzidos.

2. 1 Conjuntura Econômica & Mercado

O papel das empresas na sociedade é produzir bens e serviços atendendo as necessidades dos consumidores, além de exercer serviços sociais, assumindo um compromisso com as comunidades, dessa forma maximiza os lucros e tempo de sobrevivência da organização.
A economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer as necessidades humanas. (Vasconcellos 2002 p. 22)

Assim, a economia pode ser considerada uma ciência que tem como objetivo de estudo a escassez, cujo propósito ou maior preocupação é alocar de forma eficiente os recursos escassos. A escassez nasce em virtude das necessidades humanas ilimitadas e da restrição física de recursos. Dessa forma, o crescimento populacional busca renovar as necessidades básicas: o contínuo desejo da elevação do padrão de vida (que podemos classificar como uma necessidade “social” de melhoria de status) e a evolução tecnológica fazem com que surjam sempre “novas” necessidades

Relacionados