PROGETO CREME DE LEITE

1114 palavras 5 páginas
ANDREI BALSAN
AUGUSTO FABBRIN

CREME DE LEITE

Três de Maio
2015

SÚMARIO

INTRODUÇÃO 2
1. Revisão Bibliográfica 3
1.1 Definição 3
1.2 PROCEDIMENTOS 3
1.3 CLASSIFICAÇÃO 3
1.4 COMPOSIÇÃO 4
1.5 Qualidade 4
1.5.1 Requisitos 4
1.5.2 Requisitos físicos e químicos. 4
1.6 ADITIVOS E COADJUVANTES DE TECNOLOGIA/ELABORAÇÃO 5
1.7 CONTAMINANTES 5
1.8 HIGIENE 5
1.9 Tratamento e Transporte 5
1.9.1 Tratamento 5
1.9.2 Transporte 6
1.10 Critérios macroscópicos e microscópicos 6
2. discuSSões 7
CONsiderações finais 8
Referências 9

INTRODUÇÃO
O creme de leite é produto lácteo relativamente rico em gordura e está direcionado para consumos em sobremesas e frutas frescas, sendo usado em alimentos como bolos, pudins, sorvetes e sopas. Além disto, é a matéria prima principal para a fabricação de manteiga e óleo de manteiga. No leite fresco em repouso, a porção gorda, mais leve que a água, forma uma camada de nata à superfície, que pode ser removida para uso posterior; esta nata tem apenas 30% da gordura do leite. É obtido por separação centrífuga entre a parte lipídica, menos densa, e o leite desnatado. A classificação do creme de leite é dada de acordo com o teor de gordura. As formas de tratamento térmico incluem a pasteurização, a esterilização e o UHT. Diante de tudo esses processos para ser denominado creme de leite o ingrediente principal deve ser obtido a partir do leite de vaca.
1. Revisão Bibliográfica
1.1 Definição
Entende se como creme de leite o produto lácteo relativamente rico em gordura retirada do leite por procedimento tecnologicamente adequados, que apresenta a forma de uma emulsão de gordura em água.
1.2 PROCEDIMENTOS
Creme pasteurizado: o que foi submetido ao procedimento de pasteurização, mediante um tratamento térmico tecnologicamente adequado.
Creme esterilizado: o que foi submetido, ao processo de esterilização, mediante um tratamento térmico tecnologicamente adequado.
Creme UHT: o que foi submetido ao tratamento térmico de ultra­alta

Relacionados

  • Livro de coleta laboratorial
    130118 palavras | 521 páginas