Profuncionario Educadore e Educandos unid 2

Páginas: 12 (2790 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS
UNIDADE 1
PARA QUE ESTUDAR E COMPREENDER A EDUCAÇÃO POR MEIO DA HISTORIA.
A escola é o lugar onde nossas crianças, adolescente e adulto, frequentam a fim de buscar conhecimentos e oportunidades, aprender a cultura e a convivência com outras pessoas e vivenciar valores e sonhos.
Ensino é uma atividade ofertada pela escola credenciada pelos órgãoscompetentes na qual se vivenciam e partilham conhecimentos e experiências, numa relação entre alunos e professores. Já a educação ocorre em todos os lugares onde haja contato social, ex: hospitais, igreja, clubes. Todos os funcionários da escola são educadores, hoje em dia as escolas passam a ter uma função muito importante, além de ensinar a ler e escrever exige-se de todos os profissionais daeducação uma prática voltada para o respeito e as diferenças culturais, para a construção de uma gestão democrática.

UNIDADE 2
EDUCAÇÃO CONSTRUIDA PELOS PADRES DA COMPANHIA DE JESUS
A educação durante o período colonial foi uma estratégia dos colonizadores portugueses para negar a identidade indígena e seus processos educativos, pra implantar na colônia a visão européia do mundo.
Nessa épocaas escolas refletiam a sociedade hierárquica e autoritária, as funções nobres de educador eram reservadas aos sacerdotes e missionários, somente para os filhos dos donos de engenho, aos funcionários eram reservados os serviços braçais exercidos pelos índios e escravos.



UNIDADE 3
AULA REGIA: A EDUCAÇÃO DIRIGIDA PELO MARQUÊS DE POMBAL.
As aulas régias compreendiam o estudo das humanidades,sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas a Igreja, foi à primeira forma do sistema de ensino público no Brasil. Apesar da novidade imposta pela reforma de estudos realizada pelo Marquês de Pombal, em 1759, o primeiro concurso para professor somente foi realizado em 1760 e as primeiras aulas efetivamente implantadas em 1774, de Filosofia Racional e Moral. Em 1772 foi criado o subsídioliterário, um imposto que incidia sobre a produção do vinho e da carne, destinado à manutenção dessas aulas isoladas. Na prática o sistema das Aulas Régias pouco alterou a realidade educacional no Brasil, tampouco se constituiu numa oferta de educação popular, ficando restrita às elites locais. Ao rei cabia a criação dessas aulas isoladas e a nomeação dos professores, que levavam quase um ano para apercepção de seus ordenados, arcando eles próprios com a sua manutenção. A permanência praticamente inalterada do sistema das Aulas Régias no Brasil do século XVIII para o seguinte, estendendo-se ainda durante o primeiro reinado, deveu-se à continuidade dos modelos de pensamento em nossa elite cultural. Existiu um grande descompasso entre o pretendido pelo governo monárquico, tanto o português quantoo brasileiro, após a independência. E aquilo que as condições sociais e econômicas viriam permitir, dentro de um modelo produtivo excludente, escravista e pautado numa mentalidade que contribuía para tal situação.

UNIDADE 4
A FAMÍLIA REAL PORTUGESA E A EDUCAÇÃO DAS ELITES
Com a chegada da família real portuguesa as coisas não mudaram muito, a educação escolar continuava sendo privilégio dealguns membros das elites. A diferença de que foram criados alguns cursos que poderiam ser considerados precursores das primeiras faculdades. E quando chegamos ao início do século XX o nível de escolarização da população brasileira ainda era baixíssimo.
Somente após a Primeira Guerra Mundial, com a chegada dos imigrantes e o início da industrialização começou a aparecer uma maior preocupação coma escola. Entretanto de forma mais concreta, somente a partir dos anos 60, do século XX, a partir de movimentos populares, de mobilização sindical se concretizaram as primeiras experiências de popularização da escola. Mas esse princípio de educação popular foi extinto com a instalação de o Governo Militar, a partir de 1964, a partir do qual foram estabelecidos os acordos.
Durante o período...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Memorial educadore e educandos
  • Profuncionário
  • profuncionario 2
  • Unid 2
  • Profuncionario modulo 02 educadores e educandos
  • MÉTODOS QUANTITATIVOS UNID 2
  • COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL UNID 2
  • Topicos De Atuacao Unid 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!