Profuncionario Educadore e Educandos unid 2

2790 palavras 12 páginas
EDUCADORES E EDUCANDOS: TEMPOS HISTÓRICOS
UNIDADE 1
PARA QUE ESTUDAR E COMPREENDER A EDUCAÇÃO POR MEIO DA HISTORIA. A escola é o lugar onde nossas crianças, adolescente e adulto, frequentam a fim de buscar conhecimentos e oportunidades, aprender a cultura e a convivência com outras pessoas e vivenciar valores e sonhos. Ensino é uma atividade ofertada pela escola credenciada pelos órgãos competentes na qual se vivenciam e partilham conhecimentos e experiências, numa relação entre alunos e professores. Já a educação ocorre em todos os lugares onde haja contato social, ex: hospitais, igreja, clubes. Todos os funcionários da escola são educadores, hoje em dia as escolas passam a ter uma função muito importante, além de ensinar a ler e escrever exige-se de todos os profissionais da educação uma prática voltada para o respeito e as diferenças culturais, para a construção de uma gestão democrática.

UNIDADE 2
EDUCAÇÃO CONSTRUIDA PELOS PADRES DA COMPANHIA DE JESUS
A educação durante o período colonial foi uma estratégia dos colonizadores portugueses para negar a identidade indígena e seus processos educativos, pra implantar na colônia a visão européia do mundo.
Nessa época as escolas refletiam a sociedade hierárquica e autoritária, as funções nobres de educador eram reservadas aos sacerdotes e missionários, somente para os filhos dos donos de engenho, aos funcionários eram reservados os serviços braçais exercidos pelos índios e escravos.

UNIDADE 3
AULA REGIA: A EDUCAÇÃO DIRIGIDA PELO MARQUÊS DE POMBAL.
As aulas régias compreendiam o estudo das humanidades, sendo pertencentes ao Estado e não mais restritas a Igreja, foi à primeira forma do sistema de ensino público no Brasil. Apesar da novidade imposta pela reforma de estudos realizada pelo Marquês de Pombal, em 1759, o primeiro concurso para professor somente foi realizado em 1760 e as primeiras aulas efetivamente implantadas em 1774, de Filosofia Racional e Moral. Em 1772 foi criado o subsídio

Relacionados