profuncinario12

1261 palavras 6 páginas
Roteiro de Pratiques.
Disciplina 10: Teorias da Comunicação.
(01)- Os meios de comunicação promovem a descentralização na circulação dos saberes e a socialização a partir disso, colocando num mesmo espaço diversas culturas, padrões e visões de mundo. Assim a escola tem de estar atenta a essas transformações para participar desse processo. Atentar para a realidade que a cerca é um dos primeiros passos para a escola ficar em sintonia com a realidade e com os próprios alunos, que sofrem a todo o momento interferências do mundo fora da escola. Trazer para a escola o que está em seu entorno pode ser uma das maneiras de aproximar essas duas realidades díspares, a de fora da escola e a da própria escola. Um exemplo disso é por meio da incorporação das mídias no contexto escolar, tanto no uso da própria mídia em sala de aula como recurso pedagógico quanto por meio de discussões sobre as mídias e suas influências na sociedade, tendo em vista que a mídia-educação estuda essas e outras relações referentes às mídias e a escola.
Com relação a uma educação com as mídias, que se refere aos seus usos didáticos em salas de aula, tem-se observado nos espaços educacionais, em nossa vivência, em alguns casos, uma preocupação com a apropriação crítica das tecnologias pelos professores e alunos. Aponta que é interessante que o professor, a partir do trabalho com mídias, encontre meios de provocação para os alunos. Ao utilizar as tecnologias, seja para iniciar seja sintetizar um trabalho, o professor deve estar atento para incitar discussões em sala de aula, estimulando o interesse pelo tema abordado e gerando também a vontade de pesquisa nos alunos. É importante que o professor assuma a função de mediador, e não apenas de transmissor de um conhecimento.
(02)- Comunicar-se bem não significa falar ininterruptamente, muito pelo contrário. Comunica-se melhor quem sabe escutar o que gera empatia e cria uma maior sintonia entre as partes envolvidas em uma comunicação.
É escutando que o

Relacionados