PROFISSÃO: ARTICULADOR ESCOLAR

385 palavras 2 páginas
PROFISSÃO: ARTICULADOR ESCOLAR

O Coordenador Pedagógico, pode exercer uma função articuladora, formadora e transformadora e, portanto, ser o profissional mediador entre currículo e professores e, assim ser formador dos professores. Cada dia mais a sua função tem sido a de mediador entre escola, professores, alunos e pais.
Um profissional articulador é aquele que está apto a intermediar as relações interpessoais, saber liderar sua equipe, tendo em vista que esta equipe trata-se de uma escola, portanto seu trabalho deve ser diferenciado. O coordenador precisa estar sempre atualizado no que diz respeito às práticas pedagógicas, precisa saber a hora certa de ouvir e de falar e acima de tudo como faze-lo de maneira que ele tenha a sua equipe ao seu lado.
Dessa forma fica mais fácil conduzir o trabalho, pois essa relação de confiança entre o coordenador e os seus liderados facilita e estreita as relações no ambiente escolar, encorajando a toda a equipe para uma troca de experiências, informações e confiança.
Com o estabelecimento dessa coletividade e interação o coordenador exerce sua principal função, que é formar professores que reflitam sobre a prática pedagógica, em conjunto com a equipe docente e escolar.
Dentre as práticas de um coordenador pedagógico estão: promover a articulação da equipe escolar, realizar a elaboração do projeto político pedagógico da escola, a mediação das relações interpessoais, o planejamento, organização e condução de reuniões pedagógicas; ao enfrentar as relações de poder desencadeadas na escola, e desempenhar sua função junto aos professores, aos alunos, à escola e à comunidade, este profissional revela suas identificações e não identificações com as expectativas expressas pelos participantes da escola e responde – ou não – às necessidades formativas expressas no PPP da instituição escolar.
Resumindo, não existe uma receita de como ser um coordenador pedagógico, mas existe uma prática de vivências, uma trajetória de

Relacionados

  • LIBRAS
    6620 palavras | 27 páginas