Profissionais do Teatro

Páginas: 10 (2311 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PROFISSIONAIS DO TEATRO

DIRETOR

Cria, elabora e coordena a encenação do espetáculo a partir de uma idéia, texto, roteiro, obra literária, música ou qualquer outro estímulo utilizando-se de recursos técnico-artísticos procurando assegurar o alcance dos resultados objetivados com a encenação; estuda a obra a ser representada, analisando o tema, personagem e outros elementos importantes,para obter uma percepção geral do espírito da mesma; define com o Coreógrafo, Figurinista, Cenógrafo, iluminador e outros técnicos, quais as melhores soluções para o espetáculo, preservando assim a unidade da obra; assume a linha filosófica ou ideológica, individual ou coletiva para o trabalho, norteado pelos princípios da liberdade criativa; decide sobre quaisquer alterações no espetáculo; opina esugere sobre a divulgação do espírito do espetáculo; presta assistência durante o período de apresentação; na relação com o Produtor fica preservada a sua autonomia quanto à criação; define com o Produtor a equipe técnica e artística.

PRODUTOR

Encarrega-se da produção do espetáculo junto a equipe técnica e artística; analisa a planeja as necessidades de montagem; controla o andamento daprodução, dando cumprimento a prazos e tarefas. Providencia os avisos diariamente colocados em tabelas durante os ensaios; na ausência do Diretor a responsabilidade de toda a parte artística poderá lhe ser delegada. Gere o orçamento geral da instituição. E é responsável pelos patrocínios e mecenato para o teatro, aluguel das salas, etc.

CENÓGRAFO

Cria, projeta e supervisiona, de acordo com oespírito da obra, a realização e montagem de todas as ambientações e espaços necessários a cena, incluindo a programação cronológica dos cenários; determina os materiais necessários; dirige a preparação, montagem, desmontagem e remontagem das diversas unidades do trabalho.

FIGURANTE

Participa, individual ou coletivamente, de espetáculos como complementação de cena.

MAQUILADOR DE ESPETÁCULOMaquila o rosto, pescoço, mãos e, segundo a necessidade, o corpo do artista, utilizando produtos adequados e empregando técnicas especiais; analisa o tipo do personagem a ser vivido pelo Ator, examinado no roteiro, ou segundo sugestões dadas pela equipe de criação, a idade e características a serem realçadas; aplica postiços.
O ROTEIRO e o ROTEIRISTA

Define o Roteiro que é "uma históriacontada em imagens, diálogo e descrição, dentro do contexto de uma estrutura dramática”.
Um detalhe que todo roteirista sempre esquece é que um roteiro deve contar uma história como num livro de romance, por exemplo, com a diferença que no roteiro você deve colocar tudo o que a pessoa pode visualizar enquanto lê. Metáforas, divagações ou pensamentos do autor quanto a sentimentos ou situações vividaspelo personagem não podem ser demonstradas, mas "indicadas" pelo autor para que o ator saiba o que seu personagem está vivendo ou sentindo. Como diz Doc Comparato, "o romancista escreve, enquanto o roteirista trama, narra e descreve". O roteirista vai além, pois precisa demonstrar no papel situações concretas que o leitor do roteiro possa visualizar. O roteiro é a peça que transcorre no papelantes de ganhar vida nos palcos.

1. ETAPAS

Como toda história possui um começo, meio e fim, um roteiro também é construído por etapas, um passo a passo:
a. Idéia ou "o que". O tema ou fato que motiva o autor a escrever. É sobre esta idéia que o autor fixará a atenção durante todo o roteiro, pois deseja transmitir algo para o público.
b. Conflito ou "onde": o autor tem uma idéia, mas esta deveser transmitida ao público por meio de um conflito. Se não há conflito, não há interesse por parte do público. O conflito sempre é definido através do story line. É o universo onde se passará a idéia.
c. Personagens ou "quem": são aqueles que viverão o conflito idealizado pelo autor. São os responsáveis por passar ao público o que o autor está tentando expressar em sua narrativa.
d. Ação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teatro
  • teatro
  • teatro
  • Teatro
  • Teatro
  • Teatro
  • Teatro
  • Teatro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!