PROFISS O PROFESSOR Resenha Do Texto 02 Eespecializa O

462 palavras 2 páginas
PROFISSÃO PROFESSOR
Até Quando?

O que queremos nesta resenha é tentar explicitar o pensamento da autora do texto: profissão professor até quando? Através de sua mensagem relatada e sua defesa em relação à profissão e o professor, onde a mesma mostra a importância da presença do professor em nossos dias, principalmente porque sua presença exercerá uma influência marcante no nível de consciência do aluno, a partir da interação professor X aluno, numa concepção de educação enquanto prática social.
Salientamos, pois que dependendo do tipo de professor, de como encara a profissão, do seu enquadramento no determinado tipo de docência sua condenação é certa.
Porém outra questão relevante e nos chama atenção neste texto, é a reflexão sobre a imprescindibilidade do professor, porque isto nos leva a pensar a questão da sobrevivência do mesmo na sociedade do século XXI.
Lembramos que o profissional que está inserido no campo de uma pedagogia que questiona e é comprometida com a transformação das estruturas, da realidade social, da realização do homem como todo, esse professor não deixa espaço para a morte e ou extinção ou substituição do aludido profissional. É exatamente nessa perspectiva que a autora diz: “... pois nunca haverá espaço e oportunidade para substituição do professor inserido no campo da pedagogia crítica e voltado para a emancipação” (Veiga, 2007:29).
Além do que já relatamos, queremos lembrar que a autora do texto elenca as características do professor compreendido com agente social, aquele que esboça preocupações com o passado, o presente e o futuro, ou seja aquele que inclui, que emancipa, constrói coletivamente, se preocupa com educação de qualidade, reconhece o papel específico do professor e acima de tudo é capaz de gerir o processo ensino-aprendizagem.
Outro aspecto colocado pelo texto é a questão da docência enquanto atividade profissional, a autora nos coloca como sendo “um conjunto de funções que ultrapassam a tarefa de ministrar aulas” (Veiga,

Relacionados