profisao (funcao salario e palno de carreira )

504 palavras 3 páginas
Desenvolvimento Sustentável O desenvolvimento sustentável é um conceito criado no século XX, que corresponde ao desenvolvimento ambiental das sociedades, atrelado aos desenvolvimentos econômico e social. A partir disso, o desenvolvimento sustentável prioriza as ações em prol de uma sociedade mais justa, igualitária, consciente, de modo a trazer benefíciospara todos. Em outra palavras, o desenvolvimento sustentável é aquele que não esgota os recursos para o futuro por meio do conceito de sustentabilidade, ou seja, a garantiade sustentação ou conservação de algo.
Segundo a “Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” criada pelas Nações Unidas, “Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir asnecessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações”.
Origem do Conceito
No ano de 1983 na “Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento”, criada pela ONU, foi utilizado pela primeira vez o conceito de “desenvolvimento sustentável” afim de propor um desenvolvimento econômico aliado ao ambiental:
“Na sua essência, o desenvolvimento sustentável é um processo de mudança no qual a exploração dos recursos, o direcionamento dos investimentos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a mudança institucional estão em harmonia e reforçam o atual e futuro potencial para satisfazer as aspirações e necessidades humanas.”
Tipos de Sustentabilidade
Sustentabilidade Ambiental: desenvolvimento e equilíbrio da natureza por maio da manutenção e conservação dos ecossistemas e da biodiversidade.
Sustentabilidade Sócio-política: desenvolvimento social visando maior igualdade.
Sustentabilidade Econômica: desenvolvimento econômico atrelada às necessidades sociais e ambientais visando não somente o lucro, mas o bem estar e qualidade de vida da população.
Indicadores do Desenvolvimento Sustentável
Aprovada em 1996 pela “Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável”, os

Relacionados