Professores como fonte de motivação

Páginas: 5 (1062 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
Resumo
2008
Willy Lens/Lennia Matos/Maarten Vansteenkiste
Professores como fontes de Motivação dos Alunos: o Quê e o Porquê da Aprendizagem do Aluno
Educação, Janeiro-abril, ano/vol. 31, numero 064
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Porto Alegre, Brasil
pp.17 -20

Ano Lectivo: 2011/2012
Resumo – Neste artigo, analisamos como os professores, directores, orientadoreseducacionais, entre outros professores actuantes no nível escolar, podem aumentar a quantidade e qualidade da motivação dos alunos.
Em que verificamos que este estuda teve como base a teoria do objectivo da realização e na teoria de autodeterminação.
E como é importante o papel dos professores na criação de um ambiente de aprendizagem em que o papel da motivação seja importante.

Palavra-chave –Motivação Discente; Teoria da Realização; Teoria da Autodeterminação.

Introdução
É importante que os alunos estejam motivados para todas as áreas escolares e isto não só, pelo facto da quantidade do tempo que é gasto estudando mas também com os seus resultados escolares (na vida académica).

É um facto que os jovens não motivados ou desmotivados passam muito tempo fazendo algumasactividades nas quais não estão interessados (motivados), logo isto leva á que haja frustração e insatisfação e que poderão ser expressas através no comportamento não social.

A motivação é concebida como uma força psicologicamente dirigida. Os alunos, podem ser mais ou menos motivados para estudar e para escolher diferentes cursos. Mais recentemente estuda-se a quantidade e a qualidade desta motivação,assim vê-se que algumas ‘metas’ são melhores do que outras.

Baseados na teoria do Objectivo da realização e na teoria da Autodeterminação discutiram-se essas diferenças qualitativas na motivação dos alunos para que os professores criem um ambiente para motivar e saibam lidar com isso.
Teoria da Meta da Realização

A teoria da meta da realização é bastante usada para compreender e explicarporque os alunos se envolvem em cenários académicos. Dentro desta teoria existem quatro metas:
• Aproximação de domínio, que é utilizada quando os alunos tendem a aumentar e demonstrar a sua competência com compreensão, com aprendizagem de algo, desenvolvendo capacidades.
• Evitação de domínio, quando um aluno tenta focar-se na evitação de não entender algo.
• Aproximação de desempenho, o alunotenta ser melhor do que os outros quando é comparado.
• Evitação de desempenho, tenta não parecer mal, não ser inferiorizado quando é comparado. (ELLIOT & McGREGOR, 2001)

A teoria da meta de realização foi usada não somente no estudo das metas de realização pessoal dos alunos, mas também no exame de estruturas de meta.
Todas as escolas desenvolvem as suas próprias propostas e mostram diferentesaspectos sobre o que é ‘educação’ e cada escola tem a sua própria cultura distinta. Uma maneira de caracterizar as culturas das escolas é considerar o tipo de metas de realização das quais são a favor. A percepção dos alunos sobre a sua cultura escolar de um domínio orientado foi associado às metas de domínio dos alunos quando eles perceberam as suas escolas como orientadoras de desempenho assimadoptavam metas de desempenho também.
As estruturas da meta que prevalecem na escola não apenas foram associadas à motivação dos alunos mas também a outros resultados como aprendizagem e a realização académica dos alunos. (MATOS, LENS, & VANSTEENKISTE, 2005)

Teoria da Autodeterminação
Metas motivacionais – A teoria de autodeterminação faz uma importante distinção entre duas diferentesquestões motivacionais, porquê versus para que.
Duas categorias qualitativamente deferentes de metas motivacionais são distintas: metas intrínsecas, tais como contribuição do meio social, saúde, desenvolvimento pessoal, aprendizagem e filiação versus metas extrínsecas tais como a fama, sucesso e aparência física.

As metas intrínsecas estão relacionadas positivamente ao bem-estar psicológico e à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O professor pode ser fonte de motivação para o aluno
  • Motivação do Professor
  • A motivação do professor
  • Tcc
  • Motivação do professor e sua interferência na aprendizagem
  • Salário e motivação para os professores
  • Motivação e auto estima do professor
  • PROFESSORES (DES) MOTIVADOS – FATORES EXTRÍNSECOS QUE INFLUENCIAM NA (DES) MOTIVAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!