professoraintroducao

252 palavras 2 páginas
Estrutura
Membrana plasmática ou plasmalema tem a espessura de 7,5 e 10 nm e, ao microscópio eletrônico, aparece como uma estrutura trilaminar, denominada unidade de membrana. As membranas celulares consistem de uma dupla camada contínua de lipídios, com a qual proteínas e carboidratos das mais diversas naturezas interagem das mais diversas maneiras. Justamente a bicamada lipídica é que confere estabilidade e flexibilidade, ao mesmo tempo, a membrana. Pode-se dizer que os lipídeos são os componentes que compõem a estrutura básica da membrana. Existem 3 grandes classes de lipídeos que compõem a membrana plasmática: fosfolipídios, esteróis e glicolípides, sendo que fosfolípides são os mais abundantes, via de regra.

Especializações
Microvilosidades: encontradas em células do intestino e rins, no geral em células que possuem função de absorção. Servem para aumentar a superfície de contato com o meio externo. Aumento da absorção da célula.
Cílios e Flagelos: cílios se encontrarão em células das vias respiratórias, em grande quantidade e são menores que os flagelos. Os cílios batem e expulsam impurezas. Flagelo tem função de transporte, o flagelo mais importante é o do espermatozóide.
Junção Oclusiva: impede a entrada de microrganismos entre as células, bloqueia a entrada no meio das células principalmente de vírus e bactérias e isola as duas células que estão a se unir.
Desmossomos: tem função de adesão, une uma célula à outra.
Junção Comunicante: serve para permitir troca de substâncias entre uma célula e outra, principalmente de aminoácidos e água.
Interdigitações: uma pequena especialização, que também possui função de aderir células.

Relacionados