professora

Páginas: 23 (5506 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Visão geral


Apresentação da disciplina:


A disciplina de Ecologia, Biodiversidade e Áreas Protegidas apresenta ao aluno os fundamentos da Ecologia, efeitos antrópicos sobre os processos ecológicos e formas de conservação, a importância da biodiversidade e das áreas protegidas, oportunizando uma visão interdisciplinar para discutir problemas ambientais.


 
Objetivos:


- Conheceros principais conceitos ecológicos, as propriedades dos diferentes níveis de organização estudados em ecologia, bem como as relações ecológicas entre os seres vivos, a sua importância para a natureza.
- Relacionar e entender como as atividades antrópicas atuam sobre os processos ecológicos, interações biológicas e a biodiversidade, bem como identificar importância do fluxo de energia e damatéria para o equilíbrio dos ecossistemas e manutenção da biodiversidade no planeta;
- Conhecer as principais características e ameaças dos biomas brasileiros.
- Conhecer as formas de conservação in situ e a importância das áreas protegidas, plano de manejo, estrutura do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, bem como aspectos relacionados à criação e gestão destas Unidades.


ConteúdoProgramático:

UNIDADE 1: CIÊNCIA DA ECOLOGIA: ABORDAGENS E HISTÓRICO
Web 1:  Conceitos e histórico da Ecologia
Web 2: Níveis de organização biológica, propriedades dos sistemas e ramos de estudo em Ecologia
UNIDADE 2: UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Web 1: Unidades de Conservação do Brasil e do Mundo: conceitos, importância e evolução
Web 2: A criação de Unidades de Conservação: tipos e particularidadesMetodologia:


Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina serão desenvolvidos por meio das teleaulas de forma expositiva e interativa (chat - tira dúvidas em tempo real), aula atividade por chat para aprofundamento e reflexão e web aulas que estarão disponíveis no Ambiente Colaborar, compostas de conteúdos de aprofundamento, reflexão e atividades de aplicação dos conteúdos eavaliação. Serão também realizadas atividades de acompanhamento tutorial, participação em Fórum, atividades práticas e estudos independentes (autoestudo) além do Material didático da disciplina.


 
Avaliação Prevista:


 O sistema de avaliação da disciplina compreende em assistir a teleaula, participação no fórum, produções textuais interdisciplinares (portfólio), realização de avaliaçõesvirtuais e avaliação presencial embasada no material didático, teleaulas, web aula e material complementar.

P�gina1 de 8
Unidade 1 – CIÊNCIA DA ECOLOGIA: ABORDAGENS E HISTÓRICO.
CONTEUDISTA: LUCIANA PIRES

WEB 1: CONCEITOS E HISTÓRICO
RESUMO
Esta web visa apresentar o histórico da ecologia, quando e como surgiram os principais conceitos relacionados, as áreas do conhecimento e os grandescientistas que contribuíram para a delimitação da Ciência da Ecologia.
Palavras-chave: histórico da ecologia. Darwin. ecólogo.
 
O VOCÁBULO ECOLOGIA
O termo “ecologia” deriva da junção das palavras gregas “oikos” (casa, local em que os seres vivem) e “logos” (ciência, conhecimento), podendo ser traduzida literalmente como o “estudo da casa”. Este vocábulo foi utilizado pela primeira vez em 1866pelo cientista alemão Ernest Haeckel – por isto considerado como o Pai da Ecologia -, em sua obra Morfologia Geral dos Organismos.
No segundo volume desta obra, o autor define ecologia como a ciência das relações do organismo com o meio ambiente, compreendendo, no sentido lato, todas as condições de existência. Essas condições são em parte de natureza orgânica, em parte de natureza inorgânica.Tanto estas quanto aquelas são da maior importância para a forma dos organismos, pois elas os obrigam a se adaptarem (COUTO, 2007, p.25).
Interessante notar a proximidade da palavra Ecologia com Economia, que deriva dos termos gregos “oikos” e “nomos” (costume, lei) podendo ser traduzida como a “administração da casa”. Todavia, na prática, estas ciências são vistas como antagônicas.
Reflita: Você...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professora
  • professora
  • PROFESSORA
  • Professora
  • Professora
  • professora
  • Professora
  • Professora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!