Professora

Páginas: 6 (1488 palavras) Publicado: 16 de abril de 2014


05 questões de Filosofia para a prova de Ciências humanas e sua Tecnologias do 1º ano médio.
Professora Eveliny Melo


01)Leia o texto a seguir e assinale a alternativa que cita a frase do próprio texto que melhor explica o termo Sapiens sapiens para a Filosofia.
“ ‘O nome científico do homem moderno é Homo Sapiens Sapiens. E isso é muito importante por nos lembrar que somos duplamentesábios… e tão idiotas. Muitos Homo Sapiens Sapiens usam sua sapiência para a ambição, para o egoísmo, para fazer valer a ‘Lei de Gerson’. E, por isso, a vida anda ruim na aldeia. E por isso eu repito junto com Cazuza ‘Declare guerra a quem finge te amar, declare guerra! A vida anda ruim na aldeia. Chega de passar a mão na cabeça de quem te sacaneia!’. Lógico que não estou falando em declararguerra com fuzis ou agressividade. Declare guerra com atitudes cidadãs. Chega de ‘passar a mão na cabeça’ de empresas que não são ecológica e socialmente responsáveis. Chega de ‘passar a mão na cabeça’ do vizinho que não separa lixo e do amigo que joga lixo na rua. Chega de “passar a mão na cabeça” de quem fura a fila.
Seja cidadão, chega de ser avestruz!
Sejamos sábios, afinal, apenas atitudescidadãs combinam com a nossa tão sabiamente almejada paz!’”
http://metamorfosepensante.wordpress.com/2007/08/06/homo-sapiens-sapiens
a) “Declare guerra a quem finge te amar, declare guerra”! (linha 5)
b) “Chega de passar a mão na cabeça de quem fura fila”! (linha 10)
c) “ E isso é muito importante por nos lembrar que somos duplamente sábios... e tão idiotas”!
d) “ Lógico que não estou falando emdeclarar guerra com fuzis ou agressividade”.
e) “E, por isso, a vida anda ruim na aldeia”.

02) “O Projeto de Lei nº 6.003, 2013 do Deputado Federal Izalci (PSDB) visa a alteração dos arts. 9º, 35 e 36 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, de diretrizes e bases da educação nacional (LDB). O artigo 36 diz respeito à obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos currículosescolares. E o Deputado Izalci deseja eliminar essa obrigatoriedade, ele pretende criar uma única disciplina, a fim de suprir o exercício de cidadania. 
O problema disso, além de tratar como uma única disciplina, duas áreas do conhecimento que são completamente distintas, é a perda nos currículos escolares, uma vez que não sendo obrigatórias, diversas escolas podem optar por não disponibilizarem oconteúdo. E ainda que esteja disponível nas escolas, direcionar a Filosofia e Sociologia para o exercício da cidadania é despotencializar o que essas disciplinas tem a oferecer, qual seja, os conhecimentos reflexivo e crítico”. 

Que interesse há por parte dos governantes, por detrás desta proposta de tirar a obrigatoriedade das disciplinas de Filosofia e Sociologia das escolas brasileiras:

a)Substituir por disciplinas como música e teatro;
b) Substituir o ensino de Filosofia e Sociologia por Ensino Religioso obrigatório;
c) Ampliar as aulas de cálculo na grade curricular, uma vez que o conhecimento técnico se faz mais importante atualmente;
d) Criar um curso em contra turno que aprofunde ainda mais o conhecimento destas duas disciplinas.
e) Limitar o conhecimento crítico anulandodisciplinas de reflexão social e política;

03)Sabemos que refletir é pensar o que já foi pensado, logo Filosofia e análise caminham de mãos dadas. A Filosofia enquanto estudo segue padrões metódicos no que diz respeito à análise.

Filosofia é a prática de análise, reflexão e crítica na busca do conhecimento do mundo e do homem. O filósofo dedica-se a investigar e a questionar comprofundidade e rigor metodológico a essência e a natureza do universo, do homem e de fatos. Estuda as grandes correntes do pensamento e a obra dos filósofos. Faz reflexões sobre questões éticas, políticas, metafísicas e epistemológicas, além de buscar compreensão teórica de conceitos, como os de espaço, tempo e verdade. Desenvolve pesquisas, e presta consultoria para instituições científicas, artísticas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • professora
  • professora
  • PROFESSORA
  • Professora
  • Professora
  • professora
  • Professora
  • Professora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!