professora sim tia não

Páginas: 8 (1962 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2014
 ANÁLISE DOS AMBIENTES DE
MARKETING – MACROAMBIENTE


O macroambiente de marketing oferece uma visão mais ampla sobre oportunidades e ameaças. Esta visão abrange-se diante das seguintes forças:

Força demográfica, é o estudo da populaçãoem termos de tamanho, localização, densidade, idade, sexo, raça, ocupação dentre outros. São aspesquisas estatísticas que definirão o resultado deste estudo.

Força Econômica, é uma analise sobre hábitos de gastos do consumidor, poder de compra da empresa. Taxa de juros, taxa de inflação, PIB, nível de desemprego, etc. São todos aspectos tornados à economia.

Forças Naturais, são os recursos naturais, a escassez de matéria-prima, aumento do custo de energia, aumento da poluição e até mesmointervenções do Estado, que veremos nas forças políticas. Enfim, as forças naturais são direcionadas a conscientização, restrições a abusos sob o meio ambiente.

Forças Tecnológicas, as forças tecnológicas ajudam até mesmo a empresa ter essa visão macroambiental mais apurada. Além disso, essas inovações devem ser acompanhadas, tanto no bem estar do cliente, ou no produto em que ele irá consumir.Essas tecnologias devem ser levadas inclusive para a organização e administração da empresa.

Forças Político/Legal, é onde a empresa irá analisar as leis, as pressões do Estado, as limitações. Os direitos do consumidor, etc. Analisando as forças Político/Legal é possível transformar em oportunidades, ameaças futuras.

Forças Culturais, estão diretamente relacionadas a Cultura, própriamentedita. De específica região, mais especificamente. São estudados os valores básicos, as preferências, os comportamentos, as tradições e as histórias.

As organizações precisam estudar e monitorar esses aspectos do ambiente externo se ela desejar tirar vantagem no mercado e não passar por grandes transtornos, como a saída dos negócios e o prejuízo consequente.
O grau de mudanças, principalmente nosdias atuais, com elevada tecnologia, deve ser acompanhada, o profissional de marketing deve colaborar com a empresa e ter idéias criativas e inovadoras.
Este monitoramento constante previne a empresa de surpresas, que muitas vezes causa um impacto desagradável em todos os setores. Ou seja, riscos sob os quais as empresas dificilmente têm controle.










De acordo com Narayanan eFahey (1999), as principais razões para monitorar o macroambiente são:

1. Muitas das transformações e descontinuidades que acometem os setores são causadas por mudanças no macroambiente. As mudanças demográficas e nos estilos de vida induziram muitas cadeias de refeições rápidas a focalizarem as famílias e os grupos de idosos como importantes segmentos de clientes. As empresas que se concentramexclusivamente na estrutura setorial, nos produtos existentes e nos concorrentes atuantes não detectarão as ameaças e oportunidades que talvez estejam irrompendo no mercado e no ambiente circundante.
2. As empresas que aprendem a se incluírem entre as pioneiras na percepção e na exploração das mudanças macroambientais são capazes de conquistar valiosa vantagem competitiva.
3. Se as empresas nãoestiverem sintonizadas com as mudanças ambientais, talvez paguem o preço derradeiro pela permanência no passado.

Ansoff e Mcdonnell (1993) afirmam que existem quatro tipos distintos de abordagens que devem ser consideradas na definição de estratégia:

1.      Padrões pelos quais o desempenho presente e futuro da empresa são medidos. Em termos qualitativos, esses padrões são chamados deobjetivos, e em seu aspecto quantitativo são chamados de metas;
2.      Regras para desenvolvimento da relação empresa com o seu ambiente externo: que produtos e tecnologias a empresa desenvolverá, onde e para quem os produtos serão vendidos, como a empresa conquistará alguma vantagem sobre os concorrentes. Este conjunto de regras é chamado de estratégia de produto e mercado, ou estratégia empresarial;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Professora sim, tia não
  • professora sim tia não
  • Professora sim tia não
  • Professora sim tia não
  • Professora sim, tia não
  • Professora sim, tia não
  • Professora sim, tia não
  • Professora Sim, Tia Não.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!